Buscando o primeiro título na temporada 2023, o Flamengo encara a equipe do Independiente Del Valle nesta terça-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Equador, em jogo de ida da finalíssima na Recopa Sul-Americana. E para o confronto em questão, o time brasileiro terá uma dor de cabeça recorrente: a altitude.
Situado em Quito, o Estádio Banco de Guayaquil se encontra em uma altitude de 2.850 metros. A cidade tem sido um verdadeiro tormento para o Flamengo no histórico recente. Ao todo, são quatro partidas no local, com duas derrotas, um empate e uma vitória. A dificuldade para o rubro-negro atuar foi notória.
A última vitória do Fla ocorreu justamente em seu último compromisso em Quito. Em 2021, o Mais Querido superou a LDU pelo placar de 3 a 2, pela Libertadores. Mas o que tinha tudo para ser tranquilo, após o clube brasileiro abrir 2 a 0, se complicou, com a reação dos donos da casa, que foram buscar o embate. A vitória só veio no final, com Gabigol decidindo convertendo pênalti.
Na decisão da Recopa 2020, o Independiente Del Valle ficou no empate em 2 a 2 com o Flamengo, quando o rubro-negro era comandado por Jorge Jesus. A cidade de Quito foi um pesadelo para o time brasileiro em 5 a 0, quando o Del Valle impôs uma derrota impiedosa de 5 a 0.
FICHA TÉCNICA: IND. DEL VALLE-EQU X FLAMENGO-BRA
Local: Estádio Banco Guayaquil, em Quito (Equador)
Data: Terça-feira, 21 de fevereiro de 2023
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: José Retamal (CHI) e Claudio Urrutia (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Moisés Ramirez, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Augustín Garcia; Matias Fernández, Jordy Alcivar, Lorenzo Faravelli, Cristian Pellerano e Beder Caicedo; Lautaro Díaz e Junior Sornoza
Técnico: Martín Anselmi
FLAMENGO: Santos, Guillermo Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Arturo Vidal, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro
Técnico: Vitor Pereira

