Clássico mais antigo do futebol paulista, Santos e Corinthians voltam a medir forças na tarde deste domingo (26), a partir das 16h00, no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.
O confronto de hoje, que já foi disputado em 347 oportunidades desde 1913, faz parte da 11ª e penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.
Com vaga assegurada nas quartas de final, o Timão lidera o Grupo C somando 18 pontos, exatamente o dobro da pontuação do São Bento, que aparece na segunda posição.
Do outro lado, o Peixe ocupa o terceiro lugar no Grupo A com 13 pontos, um a menos que o vice-líder Botafogo-SP e quatro abaixo do líder Red Bull Bragantino.
Porém, como o time de Ribeirão Preto foi derrotado no sábado (25) pelo Água Santa e só tem mais uma partida a disputar, o Santos só depende de suas próprias forças para avançar de fase.
O retrospecto do Clássico Alvinegro
Já realizado 347 vezes, o retrospecto do confronto é favorável ao Corinthians, que possui 136 vitórias contra 111 triunfos do Santos, mais 100 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
No histórico das partidas disputadas somente pelo Campeonato Paulista (total de 205), o Corinthians se mostra bastante superior com 84 vitórias e 63 derrotas, além de mais 58 empates.
Se a competição for o Campeonato Brasileiro, o retrospecto se torna totalmente equilibrado, com 25 vitórias corintianas e 24 triunfos santistas, além de 23 empates em 72 jogos.
Na Copa Libertadores da América, Santos x Corinthians aconteceu somente duas vezes, pela fase semifinal do torneio sul-americano de 2012, sendo uma vitória do Timão na Vila Belmiro (1 x 0) e um empate (1 x 1) no duelo de volta, no Pacaembu.
Já pela Copa do Brasil, a vantagem é do Santos: em quatro clássicos disputados, são três vitórias do Peixe contra um único triunfo do Timão.
O Clássico Alvinegro contabiliza 1.112 gols marcados (média de 3,2 por partida) e também neste quesito prevalece a supremacia corintiana: foram 598 tentos do Timão diante de 514 do Peixe.
As maiores goleadas
Nos duelos mais recentes, o Corinthians goleou o Santos no estádio do Pacaembu pelo placar de 7 x 1, em clássico do Brasileirão de 2005, que foi apelidado pelos corintianos por “Eterno 7 x 1”.
Nove anos depois, pelo Paulistão de 2014, o Peixe goleou o Timão na Vila Belmiro por 5 x 1.
No entanto, o placar mais elástico da história do clássico é a favor do Corinthians e aconteceu em julho de 1920, pelo Campeonato Paulista, em plena Vila Belmiro: 11 x 0 para o Timão.
Do lado santista, a maior goleada sobre o rival foi em março de 1932, também pelo Paulistão. Na Vila Belmiro, o Peixe bateu o Corinthians por 7 x 1 (o mesmo placar adverso de 2005).
O primeiro e o último Clássico Alvinegro
O primeiro Santos x Corinthians da história foi realizado há 110 anos no estádio Palestra Itália, o então Parque Antarctica e atual Allianz Parque, em São Paulo, no dia 22 de junho de 1913, e o Peixe superou o Timão por 6 x 3, em jogo do Campeonato Paulista.
A última partida entre os dois rivais aconteceu em outubro de 2022, pelo Campeonato Brasileiro, e terminou com triunfo corintiano na Vila Belmiro por 1 x 0. O gol foi assinalado pelo atacante Roger Guedes.
Ângelo exalta jogador do Flamengo e torcedores reagem: “Muro tá baixo” https://t.co/xneHUZ09bl pic.twitter.com/TxxkdW1a1s
— Torcedores.com (@Torcedorescom) February 25, 2023

