Home Mídia Esportiva e bastidores Casagrande aponta Santos x Corinthians como “clássico dos clássicos”

Casagrande aponta Santos x Corinthians como “clássico dos clássicos”

Ex-jogador e comentarista enaltece “Clássico Alvinegro” e diz que tem “ótima expectativa” para o duelo na Vila Belmiro

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde deste domingo (26), Santos e Corinthians entram em campo no estádio da Vila Belmiro, a partir das 16h00, em clássico da 11ª e penúltima rodada da fase de grupos do Paulistão 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E os dois rivais vivem situações distintas na principal e mais disputada competição estadual do país.

O Timão lidera o Grupo C com 18 pontos, nove a mais que o vice-líder São Bento, e já tem vaga garantida nas quartas de final, enquanto o Peixe ocupa o terceiro lugar no Grupo A somando 13 pontos e precisa da vitória hoje para continuar dependendo apenas de suas próprias forças para avançar à próxima fase.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Clássico mais antigo do futebol paulista, o primeiro duelo entre Santos e Corinthians aconteceu em junho de 1913 também pelo Campeonato Paulista, no estádio Palestra Itália, e o Peixe venceu por 6 x 3.

O “Clássico Alvinegro”, como é conhecido, é recheado de grande rivalidade.

PUBLICIDADE

Para Walter Casagrande Júnior, ex-jogador e ídolo corintiano, atualmente comentarista esportivo e colunista do portal “UOL Esporte”, trata-se de um dos maiores confrontos do futebol brasileiro: o “clássico dos clássicos”.

PUBLICIDADE

“Meu pai tinha uma ansiedade para me levar nesse jogo, porque queria me mostrar Pelé x Rivellino”, contou Casagrande em sua coluna deste domingo no “UOL Esporte”.

O primeiro Santos x Corinthians que o ex-atacante assistiu foi no estádio do Pacaembu lotado com mais de 64 mil torcedores, numa noite de sábado, em outubro de 1971, que terminou empatado pelo placar de 1 x 1.

Os gols foram marcados por eles, Pelé e Rivellino.

“O Pacaembu estava lotado e vibrando pelo espetáculo que tínhamos acabado de presenciar (…) Sofrer até o final do jogo era típico para o Corinthians daquela época, com uma torcida verdadeiramente ‘sofredora’, porque não ganhava um título desde 1954”, descreve Casão.

“E apesar de termos quebrado o tabu de 11 anos sem vencer o Santos, vencendo por 2 x 0 em 1968, perdíamos mais do que vencíamos, e o Rei adorava marcar gol na gente”, brinca o ídolo corintiano.

PUBLICIDADE

“Acho que este clássico foi o que eu mais assisti, porque logo comecei a jogar nas preliminares e ficava para assistir. Santos x Corinthians era meu duelo predileto”, confessa Casagrande.

“Adorava ver o Morumbi completamente lotado, de um lado preto e branco, mas com a cor preta predominante, e o outro lado todo branco”, recorda o comentarista.

Casagrande afirma que, em sua carreira profissional, o Santos era o adversário contra o qual ele mais gostava de jogar, pelo “respeito e admiração” que tinha pelo clube que revelou o Rei do Futebol.

Para o clássico deste domingo, o ex-centroavante vê o Corinthians melhor, com uma sequência de bons jogos, mas pondera que, com a chegada do meia Lucas Lima, o time do Santos recebeu “um toque de criatividade” que estava faltando.

PUBLICIDADE

“Estou com uma ótima expectativa para este jogo, porque as duas equipes vêm de bons jogos, com os jogadores confiantes e seus treinadores tranquilos neste momento”, escreveu o colunista do “UOL Esporte”. E completou:

“Para mim, Santos x Corinthians é o clássico dos clássicos. Foi como torcedor, como jogador e continua sendo como comentarista e colunista”.

Better Collective