Home Futebol Corinthians: Ronaldo Giovanelli será candidato à presidência do clube

Corinthians: Ronaldo Giovanelli será candidato à presidência do clube

Ex-goleiro e atualmente comentarista esportivo, Ronaldo será candidato da situação visando o mandato entre 2024 e 2026

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Terá boleiro concorrendo à presidência do Corínthians. Assim, Ronaldo Giovanelli, ex-goleiro do Timão e atualmente comentarista do programa Jogo Aberto, da Band, disputará o cargo de mandatário do clube. A eleição que ocorrerá neste ano elegerá o sucessor de Duilio Monteiro Alves, que assumirá o cargo no triênio entre 2024 e 2026.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme informações do site Central do Timão, a candidatura de Ronaldo foi lançada por um grupo de conselheiros da situação do clube. Dessa forma, o comentarista esportivo integrará a chapa 33, denominada Corinthians com Respeito. Ela possui 151 membros do Conselho Deliberativo do Coringão.

As eleições presidenciais do Corinthians estão previstas para ocorrer em novembro. Por enquanto, Augusto Melo é o único confirmado, com sua candidatura de oposição sendo lançada no próximo mês. Aliás, Melo ficou na segunda colocação no último pleito, em 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além dele, o conselheiro vitalício e diretor administrativo André Luiz de Oliveira, o André Negão, deve ser outro presidenciável, por indicação do diretor de futebol Roberto de Andrade. Ele possivelmente encabeçará o grupo Renovação e Transparência.

Ronaldo foi titular do gol do Corinthians por 10 anos

Ronaldo Giovanelli foi um personagem marcante do Corinthians nos anos 80 e 90. O arqueiro formado no Parque São Jorge foi lançado na equipe profissional em 1987, realizando sua primeira partida profissional no ano seguinte. Assim, assumiu a titularidade, barrando veteranos como Carlos e Waldir Peres, titulares das últimas Copas do Mundo na ocasião. Conquistaria os primeiros títulos nacionais do Timão, como o Brasileirão de 1990 e a Copa do Brasil de 1995, sempre absoluto como camisa 1 da equipe, deixando o clube no começo de 1998 com 602 partidas disputadas.

Além do Corinthians, Ronaldo também defendeu Fluminense, Inter de Limeira, Cruzeiro, Portuguesa, Gama, Ponte Preta, Portuguesa Santista, ABC e Metropolitano. Encerraria a carreira de jogador na Portuguesa Santista em 2006, se tornando comentarista esportivo. Desde 2012, trabalha na Bandeirantes. O ex-goleiro possui um busto em sua homenagem no Parque São Jorge.

PUBLICIDADE
Better Collective