O Flamengo até que tentou, conseguiu forçar a prorrogação com gol de Arrascaeta no último minuto da etapa complementar, porém, acabou sendo derrotado na decisão por pênaltis por 5 a 4 já na madrugada desta quarta-feira, no Maracanã, e ficou com o vice-campeonato da Recopa Sul-Americana, semanas após o vice na Supercopa do Brasil e terceiro lugar no Mundial de Clubes.
O Flamengo perdeu inúmeras chances no primeiro tempo regulamentar, com direito a duas bolas na trave. Na etapa final, a equipe não apresentou o mesmo volume ofensivo, teve queda na parte física, quase não deu trabalho ao goleiro Ramirez até que no último minuto Arrascaeta abriu o placar, assim forçando a prorrogação.
Flamengo domina o primeiro tempo, mas perde muitas chances
Tentando reverter o placar do jogo de ida, vencido pelos equatorianos por 1 a 0, o Flamengo se impôs nos primeiros minutos, usando mais o lado direito com Varela, mas com dificuldades em romper a forte marcação equatoriana. A primeira finalização veio aos 14. Éverton Ribeiro cruzou na medida para Pedro testar para defesa tranquila de Ramirez. Dois minutos depois, o camisa 9 balançou as redes, porém, o assistente flagrou o impedimento.
O time rubro-negro reclamou de pênalti após Caicedo supostamente colocar o braço na bola dentro da área aos 20. Após checagem demorado, o VAR não constatou nenhuma irregularidade, e logo o jogo seguiu.
A sorte não esteve ao lado do Flamengo. Aos 30, Thiago Maia carimbou a trave. Na sequência, foi a vez de Ayrton Lucas receber lançamento de Éverton Ribeiro e testar no poste.
O Del Valle abusou da cera e enervou os jogadores rubro-negros. Os minutos finais do primeiro tempo foram quentes. Vidal e Carabajal se envolveram em confusão e foram amarelados pelo árbitro.
O Flamengo seguiu desperdiçando chances. Aos 51, Varela tabelou com Gabigol e chutou cruzado para Ramirez salvar com o pé esquerdo. Logo em seguida, Éverton Ribeiro alçou bola na área para Arrascaeta cabecear para fora.
A primeira etapa terminou com 11 finalizações do time mandante contra apenas uma dos visitantes.
Rubro-Negro disperso na etapa final, mas ganha sobrevida no último lance do jogo
O Rubro-Negro iniciou o segundo tempo da mesma forma que o primeiro: mais presente que o rival no campo ofensivo, porém, a tensão em busca do gol acabou provocando seguidos erros de passe.
O Del Valle assustou pela primeira vez aos 23. Após contragolpe, Kevin Rodriguez acionou Sornoza, que bateu fraco nas mãos de Santos.
Vítor Pereira fez duas alterações aos 26, visando aumentar a ofensividade da equipe. Everton Cebolinha e Gerson entraram em campo, respectivamente, nas vagas de Vidal e Thiago Maia. 10 minutos depois, Matheuzinho e Matheus Gonçalves ocuparam, respectivamente, as vagas de Varela e Éverton Ribeiro.
A primeira boa oportunidade saiu da cabeça de David Luiz que aproveitou cruzamento e testou para fora aos 46.
O Rubro-Negro intensificou a pressão nos acréscimos, não dava muito trabalho ao goleiro Ramirez, e via os torcedores entoarem gritos de “Time Sem Vergonha”, até que aos 50, Arrascaeta recebeu de Cebolinha dentro da área e empurrou para o gol, forçando a prorrogação.
Tempo-extra
Empolgado com o gol no apagar das luzes, o Flamengo iniciou a prorrogação pressionando em busca de ampliar a vantagem e se aproximar do título. Matheus Gonçalves e Everton Cebolinha, duas das mudanças de Vítor Pereira, entraram muito bem e deram outra dinâmica ofensiva atuando pelas pontas. O primeiro tempo terminou sem chances de perigo dos dois lados.
O Rubro-Negro seguiu tomando a iniciativa do jogo no segundo tempo. O Del Valle só se defendia e não conseguia encaixar contragolpes. Aos 10, o confiante Matheus Gonçalves disparou de longe por cima do gol. O placar de 1 a 0 persistiu, assim forçando a decisão por pênaltis.
Disputa por pênaltis
Heroi no tempo complementar, Arrascaeta iniciou a série desperdiçando a sua cobrança, parando em defesa de Ramirez. O Del Valle foi eficiente e levou a melhor com vitória por 5 a 4, com gols de Faravelli, Hoyos, Previtalli, Schunke e Landázuri, e conquistou o seu primeiro título da Recopa.
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (05), às 18h10, contra o Vasco, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.
FICHA TÉCNICA: Flamengo 1 (4) x 0 (5) Independiente del Valle
Data: 28 de fevereiro de 2023 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán e Martin Soppi, ambos do Uruguai
Público: 65.739 pagantes e 71.411 presentes
Renda: R$ 5.693.362,50
VAR: Andres Cunha (URU)
Cartões amarelos: Flamengo: Éverton Ribeiro, Thiago Maia, Vidal, Varela, David Luiz e Matheusão. Del Valle: Pellerano, Carabajal, Alcívar, Faravelli e Ramirez
Gol: Arrascaeta aos 50 minutos do segundo tempo
Flamengo: Santos, Guillermo Varela (Matheuzinho), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Marinho); Thiago Maia (Gerson), Arturo Vidal (Everton Cebolinha), Everton Ribeiro (Matheus Gonçalves) e De Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro (Matheusão). Técnico: Vitor Pereira
Independiente del Valle: Moisés Ramirez, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Augustín Garcia; Matias Fernández (Mercado), Jordy Alcivar (Kevin Rodríguez), Lorenzo Faravelli, Cristian Pellerano (Previtali) e Beder Caicedo (Cortez); Lautaro Díaz (Landázuri) e Junior Sornoza (Hoyos). Técnico: Martín Anselmi

