Home Futebol Definição de candidaturas à presidência do Corinthians pode parar na Justiça

Definição de candidaturas à presidência do Corinthians pode parar na Justiça

Eleição no Timão pode descambar para batalha judicial frente à possibilidade da candidatura à reeleição de Duilio Monteiro Alves

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

A próxima eleição para a presidência do Corinthians pode acabar na Justiça Comum. Tudo em razão de uma corrente que defende a candidatura do atual presidente do clube, Duilio Monteiro Alves, o que, para opositores, seria contrário ao estatuto do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até agora não há consenso no grupo político da situação em quem poderia concorrer no lugar de Duilio. André Negão, hoje vice-presidente do Conselho Deliberativo, é o nome defendido por Andrés Sanchez, porém, ele não é uma unanimidade dentro da situação.

André Negão já afirmou que não vai abrir mão de sua candidatura à presidência do clube, mas a alta rejeição em torno de seu nome pode levar a situação a buscar uma solução heterodoxa: a reeleição de Duilio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que diz o estatuto do Corinthians?

O estatuto do clube é confuso sobre esse ponto. O artigo 103 proíbe a “reeleição consecutiva para o mesmo cargo”. No entanto, o capítulo XII, onde estão as disposições transitórias do estatuto, há o artigo 138, segundo o qual, não se aplicam “aos atuais ocupantes de cargos da Diretoria Executiva” as normas expressas no artigo 103. Logo, Duilio teria direito a se candidatar.

Essa confusão tem tudo para acabar na Justiça Comum. Tudo indica que caso Duilio decida realmente buscar a reeleição e a comissão eleitoral venha a vetar sua candidatura, o caso deve parar nos tribunais.

PUBLICIDADE

Eleição em novembro

Além de André Negão, também deve participar do pleito marcado para novembro desse ano o líder da oposição no Corinthians: Augusto Melo.

PUBLICIDADE

A dificuldade da candidatura de André Negão se consolidar passa pela relação dele com ex-jogadores do Timão. O atual pré-candidato da situação é uma figura muito criticada por ex-atletas como Ronaldo e Neto.

O ex-goleiro do Corinthians, aliás, tem tido seu nome citado para concorrer nessa eleição. Neto, por sua vez, já afirmou no programa Donos da Bola que pretende concorrer à presidência do Corinthians em 2026.

Better Collective