Home Futebol Manchester City derrota Newcastle e mantém perseguição ao Arsenal na Premier League

Manchester City derrota Newcastle e mantém perseguição ao Arsenal na Premier League

Citizens derrotaram o Newcastle por 2 a 0 nesse sábado e diminuíram distância para o líder Arsenal, que enfrenta o Bournemouth mais tarde

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nesse sábado, o Manchester City, de Pep Guardiola, enfrentou o Newcastle em Etihad Stadium, na cidade de Manchester.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os Citizens buscavam manter a sequência de vitórias para tentar alcançar o líder Arsenal, que abriu cinco pontos de vantagem após vencer o jogo atrasado contra o Everton, durante a última semana.

Já os Magpies tentavam se recuperar da derrota do último final de semana, contra o Manchester United, pela Copa da Liga Inglesa. Pela Premier League, já são quatro jogos sem vitória, sendo três empates e uma derrota, o que já começa a causar preocupação e resultou na saída do G-4 da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como foi o jogo entre Manchester City e Newcastle, pela Premier League?

Como tem sido tradição, os Citizens tentaram encurralar o Newcastle em seu próprio campo desde o primeiro minuto. Guardiola escalou uma equipe ofensiva com Haaland, Grealish, De Bruyne e Foden no ataque. Já o Newcastle tentou desde o início “sobreviver” aos ataques dos donos da casa.

Primeiro tempo

O jogo começou com o Manchester City partindo para cima dos Magpies. Logo no primeiro minuto do jogo, Gundogan teve uma oportunidade cabecear de dentro da área.

Aos 12 minutos, após falta sofrida por Gundogan, o meio-campista Kevin De Bruyne cobrou bem a falta, levando perigo à meta adversária.

PUBLICIDADE

Somente três minutos depois, aos 15, Phil Foden finalizou alto no ângulo da meta do Newcastle após passe de Rodri, abrindo o placar dentro do Etihad Stadium e quebrando a estratégia defensiva planejada pelos Magpies.

PUBLICIDADE

Nos próximos dez minutos a partida se tornou muito truncada, com faltas cometidas por ambos os lados e poucas chances efetivas de modificar o placar no jogo. O Newcastle até tentava chegar ao ataque, mas não conseguia levar perigo real à meta de Ederson.

Aos 34 minutos, Haaland, que estava sumido do jogo, tentou cabecear após o cruzamento de Kevin De Bruyne, porém, não foi dessa vez que o norueguês marcou seu 28º gol na competição.

Somente aos 37 minutos o Newcastle teve uma chance mais relevante de igualar o placar. Callum Wilson tentou finalizar de dentro da grande área. Contudo, o primeiro tempo estava sentenciado a terminar em 1 a 0 para os Citizens.

Segundo tempo

A segunda parte do jogo começou com o Manchester City mantendo-se no controle do jogo. Logo aos oito minutos, Grealish finalizou com o pé direito para fora após passe de Foden, que vinha sendo um dos destaques da partida.

PUBLICIDADE

Ambos os lados tentavam dominar a partida e isso levou a chegadas com força excessiva de ambos os lados. Nathan Aké, dos Citizens e Joelinton, do Newcastle, foram amarelados nos primeiros 15 minutos da segunda etapa.

O Newcastle chegou bem aos 18 minutos, quando Alexander Isak finalizou após passe de Joe Willock, o atacante estava em situação difícil mas conseguiu levar perigo ao sistema defensivo dos Citizens, que vinha sofrendo muito pouco ao longo do jogo.

Mesmo melhorando na partida durante o segundo tempo, o Newcastle não vinha tendo chances realmente claras de gol e, devido a isso, acabou sendo punido aos 22 minutos quando Bernardo Silva, que tinha entrado há pouco na partida, marcou com o pé esquerdo de dentro da grande área após bom passe do artilheiro Erling Haaland.

A partir do segundo gol do Manchester City, a qualidade do confrontou piorou e a partida se tornou muito faltosa. As chances de gol se tornaram mais raras, com os Citizens voltando a ameaçar os Magpies somente aos 41 minutos, quando Foden tentou finalizar após passe de Jack Grealish, forçando o goleiro adversário a fazer boa defesa.

PUBLICIDADE

O jogo se manteve no mesmo ritmo até o final, com os Citizens levando a vitória por 2 a 0 e diminuindo para dois pontos a vantagem do Arsenal.

Better Collective