Home Futebol Grenal 438: confira os números de Luis Suárez em clássicos

Grenal 438: confira os números de Luis Suárez em clássicos

Luisito Suárez enfrentará pela primeira vez o Internacional, no clássico de amanhã na Arena do Grêmio pelo Gauchão

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Neste domingo (5), acontecerá o primeiro Grenal do ano. Assim, o clássico de número 438 é aguardado não só pelo hiato de quase um ano sem enfrentamentos entre Grêmio e Internacional, como também pela presença de Luis Suárez. Afinal, o astro uruguaio enfrentará o Colorado pela primeira vez vestindo a camisa tricolor. A partida acontecerá amanhã, às 20h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio pela 10ª e penúltima rodada do Campeonato Gaúcho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aliás, a entrevista de Suárez para a revista Placar divulgada nesta sexta (3) colocou mais lenha na fogueira. Dessa forma, o camisa 9 procurou “tranquilizar” os torcedores do Grêmio, afirmando que marcou gols em todos os clássicos que disputou na carreira. Ou seja, a declaração agitou os dois lados, aumentando ainda mais a expectativa para o Grenal 438.

Suárez fez 26 gols em 40 clássicos por cinco equipes

Apesar de que Luis Suárez contou uma verdade. Conforme levantamento do jornalista Diogo Rossi, do Torcedores.com e da Rádio Guaíba, El Pistolero disputou cinco clássicos e de fato balançou as redes contra todos os maiores rivais. Pelo Nacional, foram duas partidas e dois gols diante do Peñarol, com uma vitória e um empate. Do Uruguai, se transferiu para o Ajax. Na Holanda, enfrentou o PSV Eindhoven e, em sete confrontos, foram cinco gols com duas assistências. Mas o retrospecto é negativo: foram duas vitórias, dois empates e três derrotas.

Posteriormente, Suárez atuaria na Premier League. Defendendo o Liverpool, o uruguaio atuou ao todo em 13 clássicos, balançando as redes em sete oportunidades, além de distribuir seis assistências. Contra o Manchester United, foram dois gols e duas assistências em sete jogos, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Diante do Everton, também da cidade de Liverpool, fez cinco gols, deu quatro assistências em seis partidas, se mantendo invicto conseguindo quatro vitórias e dois empates.

Já pelo Barcelona, El Pistolero jogou 15 vezes o superclássico contra o Real Madrid, com 11 gols e três passes para tentos. No retrospecto positivo, sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas diante dos merengues. Por fim, disputou três partidas pelo Atlético de Madrid contra o Real, marcando uma vez em três confrontos. No total, Luis Suárez disputou 40 clássicos por cinco clubes, anotando 26 gols e contribuindo com 11 assistências.

PUBLICIDADE
Better Collective