Os campeonatos estaduais estão perto de suas respectivas fases de definição e os times que jogarão a próxima temporada do Brasileirão Série A tem tido campanhas bastante divergentes até o momento. E um deles tem uma ‘divergência’ maior com todos os outros num quesito: a força de jogar em casa.
Dos 20 times que estarão na Série A do futebol brasileiro em 2023, somente um ainda não venceu jogos em casa na temporada. O Cruzeiro até o momento está ‘zerado’ como mandante nos jogos do Campeonato Mineiro, ao qual conseguiu se classificar para às semifinais no último final de semana.
Nas quatro partidas que fez na temporada como mandante, foram três empates e uma derrota. Tal desempenho contrasta com o que o time apresentou durante a temporada 2022, quando a Raposa teve grande desempenho atuando em casa, principalmente durante a disputa do Brasileirão Série B.
Também em 2022, o aproveitamento cruzeirense como mandante no estadual foi bem melhor do que o apresentado até agora. Na primeira fase do Mineiro do último ano, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com aproveitamento estimado em 72,2% segundo o Superesportes. O aproveitamento estimado em 2023 foi de 33,3% nos primeiros jogos da competição.
O ‘peso’ do Mineirão
O fato do Cruzeiro será a única equipe do Brasileirão Série A 2023 a não ter vencido até agora em casa poderia ter várias explicações. O site, inclusive, aponta que um dos ‘motivos’ para tais problemas jogando como mandante seria a ausência do Mineirão.
Em 2002, a Raposa foi quase imbatível no estádio durante a campanha da Série B, mas uma série de divergências entre a cúpula do futebol, liderada por Ronaldo, e a Minas Arena (empresa administradora do Mineirão) fizeram com que os cruzeirenses não se acertassem e o gestor decidisse por mandar suas partidas no Independência durante a temporada, além de ter mandado o último jogo, contra o Democrata de Sete Lagoas, em Cariacica.
Já estamos de olho na semifinal. O primeiro jogo contra o América-MG acontece no sábado, às 16h30, na Arena do Jacaré. 👊🏼🦊
📸 @Staff_images pic.twitter.com/f3b4GVCdJA
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) March 5, 2023

