Embora atualmente o Corinthians e Santos costumem grantir duelos equilibrados nas últimas temporadas, isso anteriormente não acontecia. Há 55 anos atrás, o Timão comemorava sua primeira vitória contra o Peixe após 11 anos em duelos válidos pelo Paulistão, confira detalhes dos números.
Fim do tabu em 1968
Para aqueles que gostam de conhecer o histórico do futebol, há 55 anos uma fase no futebol paulista se escrevia. Desde 3 de novembro de 1957 a 6 de março de 1968, o Corinthians não conseguiu comemorar uma vitória contra o Santos em um total de 22 confrontos no estadual.
Entretanto, naquele importante dia em 1968 o tabu foi quebrado, com ajuda de uma equipe que contava com Paulo Borges, Buião e Eduardo, o Corinthians conseguiu vencer o Peixe por 2 a 0. No seu elenco contava com o técnico Lula, que ironicamente também dirigiu o Santos durante a maior parte das vitórias daquele período.
O duelo terminaria sem nenhum gol no primeiro tempo tempo, Porém, na etapa final o Timão contaria com uma grande performance de Luiz Carlos Glalter vencendo por 2 a 0 com gols de Paulo Borges e Flávio. E os torcedores do Alvinegro comemoraram a vitória como se fosse o próprio título estadual, e deixaram o Pacaembu cantando: “um, dois, três, o Santos é freguês”.
Corinthians hoje
Atualmente, o Timão e o Santos vivem momentos completamente opostos. O Alvinegro se classificou com tranquilidade para o mata-mata do Campeonato Paulista e terá que enfrentar o Ituano na Neo Química Arena neste final de semana.
Por sua vez, o Santos perdeu contra o Ituano por 3 a 0, e acabou perdendo quaisquer chances de classificação após um torneio oscilatório e sem muito brilho. Portanto, o Peixe ficou pelo terceiro ano consecutivo à fase decisiva do estadual.

