Home Mercado da Bola Alexandre Guimarães no Botafogo ou Vasco? Sabia se os clubes tentaram a contração do treinador

Alexandre Guimarães no Botafogo ou Vasco? Sabia se os clubes tentaram a contração do treinador

Alexandre Guimarães foi o técnico da seleção da Costa Rica em duas edições da Copa do Mundo: Coréia e Japão em 2002 e Alemanha em 2006

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Alexandre Guimarães, atualmente com 62 anos, é um dos técnicos mais respeitados no mundo do futebol. Apesar de ter comandado as seleções da Costa Rica e Panamá, o brasileiro naturalizado costarriquenho nunca trabalhou em um clube no futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Atualmente, Alexandre Guimarães é o técnico do América de Cali, da Colômbia, onde chegou em 2020 e já conquistou o título do Torneio Apertura do Campeonato Colombiano. Além disso, se constituiu no principal estrangeiro em atividade no país.

Alexandre Guimarães é sempre lembrado quando surgem vagas de treinador para equipes nacionais. Porém, seu nome é ignorado pelos clubes brasileiros. Diante desse cenário, o comandante explicou os motivos de nunca ter trabalhado por aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“No Brasil, existe uma cultura muito forte de nepotismo e de indicações políticas. Isso faz com que seja muito difícil para um treinador novo ou sem contatos conseguir uma oportunidade em um clube”, revelou em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.

Para Alexandre Guimarães, o futebol brasileiro é um ambiente muito competitivo. Por isso, ele destacou a importância de um bom empresário para conseguir uma chance para comandar uma equipe das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

“Meu empresário é um espanhol que tem grande influência no futebol sul-americano. Foi ele quem me trouxe aqui para a Colômbia. Mas, muitas vezes, é necessário ter um empresário forte e influente para conseguir uma vaga em um clube brasileiro. Isso pode ser um obstáculo para aqueles que não têm essas conexões”, disse o treinador.

PUBLICIDADE

Vasco ou Botafogo?

PUBLICIDADE

Alexandre Guimarães esteve cotado para comandar o Vasco, quando René Simões foi o coordenador de futebol do clube em 2013. Na época, o dirigente buscava um “fato novo” no mercado da bola e, por isso, chegou a cogitar contratá-lo.

“Eu soube do interesse do Vasco em me contratar, mas não chegou a existir uma negociação concreta. Eu sou muito amigo do René Simões. Tenho um carinho muito grande por ele desde a passagem seleção da Costa Rica em 2009”, disse.

Sete anos depois, Alexandre Guimarães foi cogitado para comandar o Botafogo. Em 2020, ele era o nome favorito de Nélson Mufarrej para comandar o time na Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, o presidente acabou optando pela chegada de Ramón Díaz

“Houve uma aproximação com um diretor do Botafogo em 2020, quando saí do América de Cali no começo da pandemia. Sei que o Botafogo tem passado por uma fase de reestruturação. É um projeto interessante e com potencial. Depois disso, o clube não me procurou mais”, encerrou.

PUBLICIDADE

A entrevista completa com Alexandre Guimarães está disponível no canal OurSports.

Better Collective