Nesta quarta-feira (08), se celebra o Dia Internacional da Mulher. Na data festiva, a colunista do Portal UOL, Alicia Klein aproveitou o espaço para abordar sobre algumas questões que muito preocupam o gênero feminino no dia a dia, e principalmente nos esportes, confira.
Reflexão de Alicia Klein no Dia Internacional da Mulher
Para abrir o seu texto no dia comemorativo, a colunista afirma: “hoje é aquele dia em que sentimos a pressão de dizer alguma coisa muito marcante, potente, impactante, pelo Dia Internacional da Mulher. Mais uma tarefa para uma lista interminável de tarefas. Mais uma carga para quem já vive sobrecarregada”.
Alicia Klein reflete sobre o que tem vontade de fazer no dia especial: “dormir. Ver uma séria. Tomar sol e ler um livro. Descansar e esquecer que vivo em um mundo ainda tão, tão cruel e injusto conosco. Que habito um país em que todos os índices de violência contra a mulher aumentaram no último ano. Todos. Em que um terço de nós já foi agredida de alguma forma, na maioria das vezes dentro de casa”.
Sobre o mundo do esporte foi enfática: “que trabalho em um universo no qual celebramos a presença de uma de nós. Uau, uma comentarista. Uma narradora. Uma árbitra. Uma presidenta de clube. Uau, Raríssimas mulheres, praticamente todas brancas”. Ainda reflete que já mudaram muitas coisas, mas que “precisamos reconhecer esses pequenos avanços, da mesma forma que precisamos lhes dar o devido tamanho (minúsculo), para que ninguém ouse acomodar-se.
Futuro
Sobre o futuro, Alicia Klein acredita em melhorias: “para quem ainda não sabe: ser mulher é lindo. É também imensamente difícil. E não deveria ser. Então. Se você está em posição de tornar nossa vida menos desafiadora, faça isso. Dê oportunidades, interrompa quem nos interrompe, observe potencial, impeça macro e microagressões, reprenda quem nos agride, seja um ativo e operante”. E encerrou: “maravilhosas nós já somos. Só nos falta espaço. E segurança. E tempo. E liberdade. E paz”.

