O estádio Kigali Pelé foi reaberto com um novo nome, era anteriormente chamado Nyamirambo em Kigali, capital de Ruanda. A troca de nome teve um apelo feito diretamente pelo presidente da FIFA, e se torna mais um local simbólico para comemorar o legado do saudoso Rei Pelé, confira detalhes.
Estádio Kigali Pelé
A troca de nome do estádio foi feita após receber um pedido do presidente da FIFA, Gianni Infantino, para que cada um dos países do mundo tivessem um campo de futebol com o nome do Rei Pelé. A declaração para homenagear o histórico atleta brasileiro durante seu velório, foi seguida pelo governo de Ruanda.
Durante a homenagem em 2 de janeiro, o presidente da FIFA disse: “vamos pedir a todas as federações do mundo inteiro que nomeiem um estádio com o nome de Pelé, porque acredito que futuras gerações têm que saber quem é Pelé”.
O estádio já estava em renovação de grande porte após um financiamento do governo do país africano. Inclusive, a FIFA contribuiu dedicando fundos para a reforma do gramado, e para conseguir uma capacidade de 22 mil pessoas presentes nas partidas.
Declarações da FIFA
Ao saber sobre a homenagem, Gianni Infantino se apresentou na inauguração do novo estádio. Acompanhado do presidente de Ruanda, Paul Kagame, fez uma declaração nas suas redes sociais: “tive o prazer de assistir à inauguração do Estádio Kigali Pelé com Sua Excelência Paul Kagame e jogar uma partida com algumas lendas da FIFA, colegas de nossas associações de membros e muitas crianças hoje cedo”.
Além disso afirmou: “a infraestrutura parece fantástica e espero que inspire muitas meninas e praticar mais nosso belo esporte, neste belo país de Ruanda”. O presidente da FIFA está no país africano para fazer parte do 73º Congresso da FIFA.

