Home Futebol Brasileirão Série A tem oito técnicos portugueses em 2023; veja a lista

Brasileirão Série A tem oito técnicos portugueses em 2023; veja a lista

Anúncio de Pepa como treinador do Cruzeiro aumenta presença de treinadores vindos de Portugal para o futebol brasileiro

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A ‘invasão’ dos técnicos portugueses ao futebol brasileiro ganhou mais um componente nesta segunda-feira (20). O Cruzeiro anunciou a contratação de Pepa, treinador que comandou até o começo do ano o Al Tai, da Arábia Saudita, se tornando mais um a comandar um time que jogará a edição 2023 do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a contratação de Pepa, chegam a oito os treinadores originários de Portugal a treinarem times brasileiros da Série A. Desde que os treinadores estrangeiros passaram a ser mais costumeiros no país, este deverá ser o ano com presença mais massiva dos comandantes deste país na competição.

Destes oito, metade deles já atua no futebol brasileiro deste, ao menos, a última temporada. O mais longevo deles no comando de um time é Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras desde o final de 2020 e venceu a última edição do Brasileirão Série A, em 2022, treinando o Verdão. Depois de Abel, o que tem mais tempo de trabalho num clube do país é Luís Castro, desde o começo de 2022 no Botafogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vitor Pereira treinou o Corinthians no último ano e agora treina o Flamengo, enquanto António Oliveira, que teve passagem pelo Athletico Paranaense e comandou o Cuiabá na última temporada da Série A, agora comanda o Coritiba, sendo estes dois que mudaram de time de um ano para outro.

Dentre os portugueses no Brasileirão, Pepa se juntará a três ‘estreantes’ na competição. O Bahia trouxe Renato Paiva (ex-Independiente Del Valle) para comandar o time enquanto Pedro Caixinha chegou para ser comandante do Red Bull Bragantino. E o Cuiabá manteve a aposta em portugueses com a chegada de Ivo Vieira.

Better Collective