Home Futebol Veja os motivos da Globo para acabar com o “Central do Apito” nas transmissões do futebol

Veja os motivos da Globo para acabar com o “Central do Apito” nas transmissões do futebol

Jogos transmitidos pela emissora não contarão mais com a presença de ex-árbitros para analisar a atuação da arbitragem

Marcel Rauen
Marcel Rauen é jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) que atua na área esportiva há cerca de 15 anos. É fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente de futebol. Escreve no Torcedores desde 2015 sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

A Globo vai mesmo acabar com um a “Central do Apito”, quadro que ajudava nos programas e transmissões de jogos a analisar a atuação da arbitragem no Brasil. Além disso, os ex-árbitros que atuavam na emissora estão fora das partidas ao vivo após 34 anos. As informações são do repórter Gabriel Vaquer, do “Notícias da TV”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dois foram os motivos para a Globo decidir desativar o quadro e acabar com a participação de ex-árbitros em suas transmissões:

1- Rejeição do público

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Esporte da Globo chegou à conclusão por meio de pesquisas que os telespectadores entendiam que algumas opiniões eram protecionistas demais com erros feitos por árbitros em campo. Nas redes sociais, as análises receberam a alcunha pejorativa de “Central do Amigo”.

2- VAR

O árbitro de vídeo, que vem sendo utilizado no futebol brasileiro desde 2016, mas no Brasileirão somente a partir de 2019, passou a mostrar e deixar claro quais eram as infrações em lances considerados polêmicos. Com isso, segundo análise da Globo, a Central do Apito deixava de ter função em transmissões.

PUBLICIDADE

Globo demite ex-árbitros

Além de decidir acabar com o quadro Central do Apito, a emissora carioca ainda decretou a demissão de mais dois integrantes do quadro de arbitragem do canal.

PUBLICIDADE

O casal Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo foram demitidos pela Globo e não atuam mais nos programas e transmissões.

Antes deles, Salvio Spinola já havia deixado a emissora. Janette Arcanjo também deve ser demitida em breve.

Somente Paulo César Oliveira seguirá na Globo para eventualmente participar de programas esportivos e ajudar jornalistas com dúvidas sobre as regras de arbitragem no futebol.

“Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não fazem mais parte do time de Esporte da Globo. Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”, diz a nota da Globo.

PUBLICIDADE
Better Collective