A histórica chegada do Água Santa à final do Paulistão 2023 virou uma ‘novela’, com a possibilidade de, praticamente, todo seu elenco não estar à disposição para a decisão contra o Palmeiras por conta da saída destes jogadores para outras equipes antes mesmo do campeonato terminar, E a equipe confia numa ‘virada regulamentar’ para ter tais atletas.
Esta estaria num acordo no qual a data-limite para transferir atletas seja alterada para depois das finais do Paulista. Nesta temporada, o encerramento da janela de negociações do futebol brasileiro neste começo de ano se dá no próximo dia 4, cinco dias antes da partida decisiva do estadual, marcada para o dia 9.
Segundo Danilo Lavieri, no Uol Esporte, oficialmente não há nada certo para que haja tal alteração que permita ao Netuno ter os atletas à disposição para a partida de volta da final. A mudança de data já teria sido aprovada pelos times que jogam às Séries A e B do Brasileiro, mas ainda falta um documento oficial da CBF para que esta seja confirmada e o time de Diadema possa contar com seus jogadores para o segundo jogo da final.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não fez anúncios oficiais, bem como o Água Santa. Houve conversas de que a Fifa é quem deveria dar o aval final quanto a tal alteração, mas a CBF negou isto e apenas trâmites burocráticos impedem que isto aconteça por enquanto, mas a resolução terá de esperar os próximos dias para ser confirmada e anunciada.
🚨 | A manobra que vai permitir ao Água Santa ter todos os seus jogadores nos dois jogos da final do Paulistão não é considerada oficial nem pelo próprio time e nem pela Federação Paulista de Futebol. Os dois aguardam domunentos da CBF.
🗞️ @danilolavieri/@UOLEsporte pic.twitter.com/5rTZnnTyfy
— Portal da Bola (@PortalDaBola_) March 23, 2023
Como o Água Santa não jogará mais em 2023 depois do fim do Paulista (o clube dedicará o restante do ano a reformas estruturais em seu estádio), a grande maioria dos atletas do clube já está com acordos fechados com outros times ou em vias de fechar (segundo informado pelo técnico Thiago Carpini, cerca de 80% do atual elenco). Como precisam ser anunciados pelos novos clubes antes do dia 4, há o risco de que o Netuno não tenha jogadores para poder jogar a partida de volta.

