O técnico Mikel Arteta vem tendo uma temporada de grande sucesso no comando do Arsenal. O espanhol comanda os Gunners em campanha que vai resultado na primeira colocação da Premier League. Nessa semana, o treinador admitiu que Pep Guardiola teve uma grande “influência” em algumas de suas opções táticas.
Nessa semana, ele explicou que a maneira em que utiliza o lateral-esquerdo Oleksandr Zinchenko foi muito parecida com a forma que Guardiola utilizava Phillip Lahm, na época em que ele estava no Bayern de Munique.
Guardiola usava Lahm como um meio-campista central, mesmo com o jogador sendo lateral-direito de origem. Isso trouxe grandes frutos e o técnico afirmou que o alemão era muito versátil, sendo uma das maiores estrelas que comandou no futebol.
No Arsenal, Arteta tem usado o Zinchenko da mesma forma, utilizando-o como um lateral-esquerdo “flutuante”, segundo informações do jornal inglês “Manchester Evening”.
“Tudo começou quando eu estava no Barcelona, jogávamos um 3-4-3 ouros e um dos laterais jogava lá. Mas Pep fez isso no Bayern pela primeira vez com Phillip Lahm e depois foi desenvolvido no City com muitas maneiras diferentes de fazer isso com jogadores diferentes”, falou o treinador Mikel Arteta, do Arsenal.
“Então isso é bom, você pode tirar o tempo todo coisas de outros esportes, outros treinadores para se tornar melhor e essa curiosidade é necessária para evoluir e ser melhor.”, comentou ainda Arteta.
Zinchenko vem sendo um dos destaques do Arsenal
O ucraniano chegou do Manchester City no início dessa temporada, surgindo como uma opção para o lado esquerdo. Desde sua chegada, ele se tornou uma estrela na equipe de Mikel Arteta, fazendo 27 partidas, com um gol e duas assistências.
Após participar com a seleção ucraniano de amistoso da Data Fifa, o lateral esquerdo está de volta ao Arsenal, que volta a campo no final de semana.

