Perdeu algum detalhe do que ocorreu no âmbito da imprensa esportiva nacional em março? Não tem problema. Confira um compilado com as principais informações que rolaram nos últimos dias, com destaque para os desligamentos e contratações.
GLOBO DEMITE CLÉBER MACHADO, JOTA JÚNIOR E GENTIL
Depois de 35 anos de “casa”, o narrador que completou 60 anos nesta semana, foi dispensado da Globo. A emissora dos Marinho optou pela não renovação de contrato, seguindo uma linha já praticada nos últimos meses.
Além do experiente jornalista, também deixaram a empresa o veterano Jota Júnior, narrador emblemático, e a apresentadora Fernanda Gentil, que depois que foi escalada para rumar ao entretenimento não decolou. Ela agora fará parte da equipe da Cazé TV, na cobertura da Copa do Mundo Feminina.
CLÉBER MACHADO NA RECORD
Uma semana após ter tido o desligamento da Globo oficializado, o narrador fechou um acordo pontual com a Record para transmitir os dois jogos da final do Paulistão, entre Água Santa x Palmeiras. De acordo com informações do jornalista Thiago Asmar, a movimentação de Cléber Machado pegou todos de surpresa, e gerou conflitos internos na emissora carioca.
GLOBO CONTRATA JORNALISTA DA BAND
Na “dança das cadeiras” da mídia esportiva, a Globo fechou com a jornalista Cacau Corazza, apresentadora do “Jogo Aberto”, em Santa Catarina. A profissional de imprensa foi anunciada como novo reforço da afiliada da Globo no estado sulista, e comandará a apresentação do Globo Esporte SC, com estreia prevista para o dia 11 de abril.
“Jornalista e atleta, Cacau Corazza é a nova apresentadora do Globo Esporte SC. Ela estreia no comando do programa na NSC TV em 11 de abril. Cacau já teve passagens por veículos de rádio e TV na capital e trabalha com jornalismo esportivo desde 2014. Bem-vinda, Cacau!”, publicou o perfil do Globo Esporte nas redes sociais anunciando assim a profissional de 29 anos.
BAND DEMITE CRIS DIAS
Nas movimentações, a jornalista Cris Dias foi outra profissional dispensada. No comando do “Band Esporte Clube”, o “BEC”, a profissional acabou sendo desligada da emissora dos Saad, sendo substituída na atração por Kalinka Schutel.
Em termos de direitos televisivos, a emissora paulista voltará a exibir um torneio nacional. Na briga pelos direitos televisivos, a Band fechou para transmitir os jogos do Brasileirão Série B.
GALVÃO EM ALTA
A migração para o digital tem sido de muita comemoração para Galvão. Após a saída da Globo, o experiente narrador debutou em grande estilo em sua primeira transmissão no YouTube. No amistoso entre Marrocos x Brasil, o jornalista atingiu um pico de 1,5 milhão de aparelhos conectados simultâneos, e se aproxima do primeiro milhão de inscritos no canal “GB” com duas semanas de criação.
GALVÃO E A “RECUSA”
Além das baixas que teve em sua transmissão (Tino Marcos, Arnaldo e Cristiane, todos por motivos distintos), Galvão também esbarrou em um “não” de um velho parceiro de tempos de Globo: Paulo Roberto Falcão. O ex-jogador, que atualmente é coordenador no Santos até foi convidado pelo narrador para participar da transmissão de Marrocos e Brasil no canal “GB”, mas declinou, tendo em vista que o Peixe vivencia um momento conturbado, e ação poderia não “pegar bem” nos bastidores do clube.
TV GAZETA REBATE CELSO CARDOSO
Depois do desabafo do jornalista Celso Cardoso sobre o seu pedido de demissão da TV Gazeta, alegando falta de promessa cumprida e sentimento de “traição”, a emissora se pronunciou oficialmente acerca do tema, e citou uma insatisfação do profissional por ter sido preterido no comando do “Mesa Redonda”.
“Nos últimos meses, a TV Gazeta promoveu ajustes na sua equipe objetivando uma reestruturação artística do seu conteúdo esportivo. Isso envolveu alterações no casting, inclusive o desligamento do jornalista Celso Cardoso, ocorrido no dia 16 de março. A saída de Celso se deu pela manifestação de insatisfação exacerbada do jornalista por não ter sido indicado para o comando do Mesa Redonda, tradicional programa de debate esportivo da televisão brasileira”, disse a emissora em um dos trechos do comunicado.

