O Paysandu eliminou o Clube do Remo após vitória nos pênaltis e assegurou vaga na final da Copa Verde para disputar o título com o Goiás.
O futuro campeão do torneio regional garante classificação automática para a terceira fase da Copa do Brasil 2024, além de uma cota milionária de premiação.
O valor ainda será definido pela Confederação Brasileira de Futebol, entidade responsável por organizar as duas competições. Em 2023, o clube recebeu R$ 2,1 milhões.
O detalhe, contudo, é que o time alviceleste pode garantir tais benefícios, mesmo se ficar com o vice-campeonato.
Para começo de observação, todos os times classificados para a Copa Libertadores também asseguram vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
E o Goiás é um dos times que, atualmente, integram a elite do futebol brasileiro. Nesse sentido, tem dois caminhos para se classificar à Copa Libertadores.
O primeiro deles é terminar o Brasileirão Série A entre os oito melhores. Além disso, o Goiás é um dos representantes brasileiros na Copa Sul-Americana.
Caso vença o torneio em 2023, o time goiano conquista o direito de disputar a Copa Libertadores em 2024 e, portanto, também assegura vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil.
Caso alguma dessas hipóteses se torne realidade, o Paysandu herda a vaga automaticamente, uma vez que o Esmeraldino não pode ficar com duas vagas.
“O campeão da Copa Verde terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil 2024. Caso este clube venha a conquistar esta vaga por sua participação na Libertadores de 2024, a vaga será destinada ao vice-campeão”, estabelece o regulamento da Copa Verde.
Paysandu x Goiás: quando vai ser a final da Copa Verde?
De acordo com a tabela básica da competição, os dois jogos da final estão previstos para os dias 19 de abril e 3 de maio. Entretanto, a CBF ainda não confirmou os horários, locais e ordem dos mandos.
O Paysandu é o atual vencedor da Copa Verde e maior vencedor com três títulos. O Goiás, por sua vez, busca levantar o troféu pela primeira vez.

