Home Futebol Fluminense supera Flamengo com goleada e conquista o título do Campeonato Carioca

Fluminense supera Flamengo com goleada e conquista o título do Campeonato Carioca

Fluminense não tomou conhecimento do Flamengo no jogo de volta das finais do Carioca e aplicou uma goleada de 4 a 1 no Maracanã

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
4FLU4-1FLA3

Com a presença de 66 mil torcedores no Maracanã, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 1 neste domingo (9) e conquistou o título do Campeonato Carioca 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na etapa inicial, o Fluminense conseguiu domínio absoluto diante do Flamengo e precisou de apenas 30 minutos para igualar o placar agregado. Marcelo abriu o placar com um golaço de fora da área e Germán Cano ampliou a vantagem.

O rubro-negro voltou melhor no segundo tempo, mas Fabríci Bruno cometeu pênalti após revisão do VAR e deixou o Flamengo mais abalado. Germán Cano converteu a cobrança e Alexsander transformou a vitória em goleada. Ayrton Lucas descontou no fim, mas o árbitro apitou o apito final logo na sequência e o Fluminense cofirmou o título.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fluminense consegue amplo domínio sobre o Flamengo

A equipe de Vítor Pereira inicialmente buscou priorizar o lado esquerdo na construção ofensiva, enquanto o auxiliar Eduardo Barros optou pela construção com mais posse de bola e passes curtos, principalmente no corredor de Marcelo e John Arias.

No entanto, o controle rubro-negro durou apenas dez minutos pois o Fluminense assumiu o controle das ações com muita pressão em cima de um desorganizado 5-3-2 (com inversões para o 4-4-2) defensivo da equipe de Vítor Pereira.

O placar no Maracanã quase foi aberto aos 12 minutos depois que Alexander recebeu de Marcelo na entrada da área para driblar a marcação e chutar rasteiro, vendo a bola resvalar na trave após defesa de Santos. Na sequência, Fabrício Bruno antecipou Cano em cruzamento de Keno pelo lado esquerdo, com o goleiro encoberto.

PUBLICIDADE

A situação não melhorou para o Flamengo após a parada técnica, pois o perde-pressiona do tricolor estava bem encaixado e não permitia construções ofensivas para a equipe de Vítor Pereira, que não conseguiu nenhuma finalização no alvo em 25 minutos do primeiro tempo.

PUBLICIDADE

Mesmo recuando em bloco baixo no campo defensivo, o Flamengo acabou sofrendo um golaço de Marcelo aos 27′. O ex-Real Madrid encontrou espaço pela direita, voltou da área cotando dois jogadores e bateu cruzado na meia-lua no canto de Santos, um golaço.

O Fluminense aproveitou o embalo e buscou rapidamente o segundo gol. Aos 32′, Keno acelerou na esquerda e inverteu com Ganso que, de primeira, enfiou para Germán Cano entre os zagueiros e o artilheiro dominou para bater na saída de Santos. O VAR analisou possível impedimento e confirmou o empate no placar agregado.

O Flamengo chegou a reter mais a posse de bola na reta final do primeiro tempo, mas Thiago Maia isolou na intermediária e o rubro-negro fechou o primeiro tempo sem chutes no alvo. Nos acréscimos, o Fluminense quase marcou o terceiro, depois que Alexsander tabelou com Keno e Ganso e recebeu nas costas da zaga, mas Santos fez ótima defesa no chute cruzado.

Tricolor transformou vitória em goleada no 2º tempo

Para a segunda etapa, Vítor Pereira optou pelas entradas de Matheus França e Everton Ribeiro nos lugares de Léo Pereira e Gabigol no 4-3-3, com mais jogadores no ataque. Satisfeito com o desempenho no primeiro tempo, Eduardo Barros não mexeu no Fluminense.

PUBLICIDADE

A etapa complementar começou positiva para o Flamengo que levou pressão no terço final do campo. Aos 4′, Cebolinha levantou na área em cobrança de falta e Thiago Maia testou firme, mas o goleiro Fábio fez ótima defesa. Na sequência, Gerson cruzou pela esquerda e Fábio mais uma vez foi acionado.

Entretanto, o Fluminense conseguiu reverter novamente a situação aos 9′, depois que Fabrício Bruno desviou a bola com o braço ampliado dentro da área após cobrança de falta de Marcelo. O VAR chamou Bruno Arleu de Araújo para revisão e o árbitro marcou pênalti. Germán Cano bateu no canto esquerdo e Santos defendeu, mas soltou a bola e Cano aproveitou.

Frágil coletivamente, o Flamengo construiu uma grande oportunidade aos 15′ no talento individual. Matheus França recebeu por dentro e deixou Felipe Melo para trás batendo na saída do goleiro Fábio, que salvou o Fluminense com uma bela defesa.

A torcida rubro-negra já demonstrava impaciência com o resultado, só que tudo ficou pior aos 18′ quando o tricolor ampliou a goleada para 4 a 0. Guga recebeu pela direita e chutou firme pela direita. Santos novamente espalmou e a bola caiu na medida para Alexsander bater de primeira e acertar o ângulo.

PUBLICIDADE

Após o quarto gol, o Fluminense recuou as linhas e controlou absolutamente o restante do segundo tempo sem sofrer sustos enquanto o Flamengo não conseguia incomodar a defesa adversária com muitas bolas lançadas e pouca variação de jogadas. Mesmo assim, o talento individual mais uma vez salvou e o rubro-negro diminuiu aos 50 minutos.

Ayrton Lucas marcou o gol rubro-negro no segundo tempo na jogada individual de Matheus França que foi à linha de fundo e cruzou. A pressão rubro-negro cresceu após o gol aos 51 minutos. Mas não teve jeito, o Fluminense comemorou o título logo na sequência com o apito final.

 

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 4-1 FLAMENGO

PUBLICIDADE

Data: 09/04/2023, 18:00
Estádio: Maracanã
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Côrrea e Thiago Henrique Côrrea
VAR: Rodrigo Nunes de Sá

Gols: 1T 27′ Marcelo (FLU); 1T 32′ Germán Cano (FLU); 2T 10′ Germán Cano (FLU); 2T 18′ Alexsander (FLU); 2T 50′ Ayrton Lucas (FLA)

Substituições – FLU: Vitor Menes (Felipe Melo); Lima (Keno); David Braz (Marcelo); Gabriel Pirani (Ganso)

Substituições – FLA: M.França (L.Pereira); E.Ribeiro (Gabigol); Victor Hugo (Thiago Maia); Matheus Gonçalves (E.Cebolinha); Filipe Luís (Fabrício Bruno)

PUBLICIDADE

Fluminense: Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander e Ganso; Jhon Arias, Keno e Cano. (Técnico: Eduardo Barros)

Flamengo: Santos; Fabricio Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Varela, Thiago Maia, Gerson e Ayrton Lucas; Gabriel, Cebolinha e Pedro. (Técnico: Vítor Pereira)

Better Collective