O técnico Tite é um dos nomes cotados para assumir o comando do Flamengo. Com a saída iminente de Vítor Pereira, que não conseguiu levar o time rubro-negro ao tão sonhado título do Campeonato Carioca, a simpatia do presidente Rodolfo Landim por Tite pode ser um fator decisivo na escolha do novo treinador.
O ambiente no clube está insustentável para o treinador português seguir, após perder o quarto título desde que foi contratado pelo Flamengo em janeiro de 2023. A gota d’água foi a derrota por 4 a 1 para o Fluminense no segundo jogo da final do Campeonato Estadual, o que fez o time rubro-negro ver o rival faturar o bicampeonato.
Tite é considerado um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, tendo em seu currículo diversos títulos importantes. Seu melhor momento foi à frente do Corinthians, onde conquistou sete títulos: o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista.
Antes disso, Tite comandou o Al Wahda, dos Emirados Árabes, onde faturou duas competições. Ele ficou duas temporadas na equipe do Oriente Médio. Nesse ínterim, foi campeão da Liga Emiradense e da Supercopa dos Emirados Árabes. É, portanto, um dos técnicos mais importantes da história do clube.
Tite também teve passagem vitoriosa pelo futebol gaúcho. Somando os trabalhos no Caxias, Juventude, Grêmio e Internacional, ele conquistou sete títulos: a uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e cinco campeonatos Gaúcho. É por causa dessas taças que é considerado um dos principais nomes da história do futebol gaúcho.
Tite teve passagem controversa pela seleção brasileira
Tite também comandou a seleção brasileira de 2016 a 2022. Ele chegou em duas finais de Copa América. Venceu uma, em 2019 e perdeu a outra, em 2020. Além disso, classificou a equipe nacional para duas Copas do Mundo: 2018 e 2022. Ao todo, foram 81 partidas, 60 vitórias, 15 empates, 6 derrotas e 80,25% de aproveitamento.
Apesar disso, o treinador teve passagem controversa pelo comando da equipe canarinha. Isso porque, o treinador foi criticado pela falta de padrão tático, futebol abaixo das expectativas e, principalmente, convocações equivocadas. No Mundial de 2022, por exemplo, ele foi bastante cobrado por ter levado o lateral-direito Daniel Alves para o Catar.

