Home Futebol Após 12 anos, Inter de Milão retorna hoje às quartas de final da Champions League; saiba mais

Após 12 anos, Inter de Milão retorna hoje às quartas de final da Champions League; saiba mais

Equipe italiana volta a disputar as quartas de final da competição, o que não acontecia desde a eliminação para o Olympique de Marseille em 2011/12

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nessa terça-feira, a Inter de Milão enfrentará o Benfica pela Champions League. O jogo representa o retorno da equipe às quartas de final dessa competição europeia, que não era atingida pelos italianos desde a temporada 2011/12.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nessa edição em questão, a Inter de Milão foi eliminada nas quartas de final pelo Olympique de Marseille. Desde então, a equipe italiana mergulhou em uma crise financeira profunda, assim como praticamente todos os times da Itália, com exceção da Juventus.

Devido a isso, a Inter de Milão só retornaria para a Champions League em 2018, quando não conseguiu sequer passar da fase de grupos. O mesmo aconteceu nas duas edições seguintes, com os italianos não conseguindo alcançar o mata mata.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lembrando que, em 2010/11, a Inter de Milão, sob comando de José Mourinho, conquistou a Champions League ao venceu o Bayern de Munique na grande final. No final dessa mesma temporada, ainda conquistaria o título do Mundial de Clubes.

Inter de Milão é um dos representantes da Itália na Champions League

Se por um lado a presença da Inter de Milão nas quartas de final da Liga dos Campeões vem sendo muito comemorado pelos seus torcedores, a conquista que foi atingida pelas equipes da Itália, no geral, também é motivo de grande orgulho para o país.

Nessa temporada, a Itália voltou a ter três representantes nas quartas de final. Isso não acontecia há cerca de 17 anos, quando Milan, Inter de Milão e Juventus estiveram presentes em 2005/06. Dentro os italianos, a Napoli, em especial, vem atraindo grande atenção da Europa e é apontada como uma das favoritas.

PUBLICIDADE

O que vem sendo alcançado nessa temporada pode significar o retorno dos italianos à elite da Europa, o que não acontecia há muitos anos. Nos últimas duas edições da Champions, nenhum clube sequer do país esteve representado a nação na competição.

PUBLICIDADE
Better Collective