Home Futebol Corinthians e Palmeiras são os maiores rivais segundo os torcedores brasileiros; saiba mais

Corinthians e Palmeiras são os maiores rivais segundo os torcedores brasileiros; saiba mais

No início deste mês, a pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest sobre o futebol brasileiro trouxe vários números e aspectos, desde quantos torcedores têm cada clube, até sobre a rivalidade entre torcidas.

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

Quando falamos em rivalidade, os times de São Paulo lideram o ranking    

Nesse quesito, Corinthians e Palmeiras são os maiores rivais, segundo os torcedores brasileiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Acima de tudo, muito por conta da população de São Paulo, os dois clubes paulistanos de maior torcida no estado, lideram o ranking da rivalidade.

Assim, no levantamento da pesquisa, Corinthians e Palmeiras aparecem como o “alvo” do total de 16% dos entrevistados que torcem para algum time brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para se ter uma ideia do tamanho dessa rivalidade, o Flamengo, equipe com a maior torcida do Brasil (24%), aparece apenas na terceira posição, com 11%.

Veja abaixo o ranking: Qual é o maior rival do seu time?

Corinthians e Palmeiras – 16%

Flamengo – 11%

PUBLICIDADE

Vasco – 9%

PUBLICIDADE

Atlético-MG – 5%

Cruzeiro, Fluminense e São Paulo – 4%

Internacional – 3%

Grêmio, Sport e Vitória – 2%

PUBLICIDADE

Rivalidade de décadas

Portanto, não é de hoje que a rixa entre Corinthians e Palmeiras começou, vem sim de longa data, ou seja, muito antes desses tempos de internet e redes sociais.

Assim, foi lá no começo do século XX, o futebol ainda era um esporte de elite, e o  Corinthians, fundado em 1910, foi o primeiro clube paulista de classe operária.

Na sequência, em 1914, vem o Palmeiras, outro clube montado fora da elite da época. Com isso, apesar do início de “amizade”, logo começou a rivalidade.

Para valer, o primeiro jogo entre os dois aconteceu em 1917, pelo Campeonato Paulista.

PUBLICIDADE

Então, o  Palmeiras venceu por 3 a 0, todos os gols marcados pelo garoto Caetano Rizzo, de apenas 20 anos. Pronto, está aí “inaugurada” a grande rivalidade do futebol brasileiro.

Metodologia empregada na pesquisa   

Por fim, a pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest entrevistou 6.507 torcedores de 16 anos ou mais, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29.03 até 02.04 de 2023.

A margem de erro fica em 1,4 ponto porcentual, para mais ou para menos, com um nível de confiabilidade de 95%.

Better Collective