O Flamengo agitou as redes sociais ao oficializar, na noite desta sexta-feira (14), que contratou Jorge Sampaoli. Segundo o comunicado, o contrato entre as partes é válido até o dia 31 de dezembro de 2024.
A informação repercutiu entre torcedores do time rubro-negro e até rivais. Flamenguistas publicaram memes para mostrar descontentamento.
Rivais, por outro lado, destacaram que o treinador argentino ficou conhecido por exigir muitas contratações, quando trabalhou no Santos e no Atlético-MG. Eles projetaram que o cenário não vai ser diferente no Flamengo.
Carreira de Jorge Sampaoli
O argentino de 63 anos iniciou a carreira de treinador em 1994. Desde então, ele acumulou experiências em diferentes países e viveu o período mais vencedor quando trabalhou no futebol chileno.
Ele conquistou o título da Copa Sul-Americana, em 2011, pela Universidade de Chile. O elenco tinha nomes conhecidos do torcedor brasileiro como Eduardo Vargas (hoje no Atlético-MG) e Charles Aránguiz (hoje no Internacional).
Além disso, Jorge Sampaoli venceu três vezes o Campeonato Chileno e uma vez a Copa do Chile, até ser contratado para treinar a seleção do país sul-americano.
Em 2015, venceu a Copa América. Este é o primeiro título na história da seleção chilena, desde que o futebol se tornou uma atividade profissional.
O profissional da bola também acumulou experiência em outros países. Ele já trabalhou no Equador, onde foi bicampeão nacional pelo Emelec.
Além disso, defendeu o Sevilla (Espanha) duas vezes e foi técnico do Olympique de Marseille (França) por uma temporada e meia.
No Brasil, Jorge Sampaoli já pertenceu ao quadro de funcionários do Santos e do Atlético-MG, onde venceu o Campeonato Mineiro, em 2020.
O argentino também já defendeu a seleção da Argentina e disputou duas edições de Copas do Mundo como treinador, sendo uma pelo Chile e a outra pela atual campeã mundial.

