Home Futebol São Paulo começa Brasileirão 2023 com a missão de garantir vaga para a Libertadores

São Paulo começa Brasileirão 2023 com a missão de garantir vaga para a Libertadores

Tricolor mira vaga na competição depois de decepções recentes como a derrota na final da Copa Sul-Americana em 2022

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Neste final de semana, o São Paulo começa mais uma participação no Brasileirão, enfrentando o Botafogo. E com a missão mais que definida pelo técnico Rogério Ceni: lutar o máximo possível para poder colocar o Tricolor em uma das vagas de classificação para a Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E será a Série A a qual, segundo aponta a Gazeta Esportiva, o treinador são-paulino deverá apontar como prioridade, ao menos neste momento da temporada. O time está também na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, competições estas que também classificam para a Libertadores, mas as quais Ceni ainda não vê como algo de maior segurança para tal vaga.

A classificação para a Libertadores também foi a prioridade do São Paulo em 2022, onde sua grande chance de ter a vaga foi na final da Copa Sul-Americana, sendo derrotado pelo Independiente Del Valle. Nos últimos Brasileirões, o Tricolor vem brigado mais para não ficar na parte de baixo da tabela do que pela competição a qual foi três vezes campeão em si.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para a comissão técnica e diretoria, a vaga no principal torneio da América do Sul é o ‘título factível’ para o clube nesta temporada. Além da chance de tentar a quarta conquista do torneio, os são-paulinos teriam nos valores pagos pelo torneio um grande alívio para a difícil situação financeira que vive.

Mas além da Libertadores em si. outro foco também pode acabar influenciando a prioridade momentânea dada ao Brasileirão: a Copa do Brasil. Pelo novo regulamento, que dará vagas principalmente aos campeonatos estaduais, o São Paulo não jogaria o torneio do ano seguinte por não ter obtido um dos cinco postos que o Paulistão deu em 2023. Uma das exceções seria se classificar para a Libertadores ou até mesmo Palmeiras e Red Bull Bragantino, que conquistaram os postos via estadual, terminarem na zona de classificação para a Libertadores, o que abriria espaço para o Tricolor.

Better Collective