| FLA | 2-3 | BOT |
|---|
Em duelo extremamente movimentado no Maracanã neste domingo (30), o Botafogo venceu o Flamengo por 3 a 2 com um jogador a menos e assumiu a liderança isolada do Brasileirão após três rodadas.
A etapa inicial foi emocionante com o rubro-negro assumindo a iniciativa ofensiva do jogo e pressionando, mas a equipe de Luís Castro reagiu e conseguiu marcar dois gols no primeiro tempo Tiquinho Soares e Danilo Barbosa.
O segundo tempo também foi movimentado com Rafael sendo expulso nos primeiros minutos, deixando o Botafogo com um a menos. O Flamengo aproveitou para diminuir com Léo Pereira. O alvinegro ampliou novamente com Tiquinho Soares, mas Léo Pereira manteve o rubro-negro no jogo.
Com a vitória, o alvinegro chegou á liderança com 9 pontos. Do outro lado, o Flamengo segue estacionado com 3 pontos, em 12º lugar.
Botafogo resistiu pressão no 1º tempo e obteve vantagem
O rubro-negro começou empurrando as linhas do Botafogo para trás e pressionou durante os primeiros 20 minutos com muito controle da posse de bola. Aos 5′, Gabigol acionou Wesley pela direita e o lateral acionou Vidal, que mandou na trave e quase abriu o placar.
Na sequência, Everton Cebolinha deixou para Ayrton Lucas na esquerda trazer a bola para o meio e chutar firme, só que Lucas Perri conseguiu defender com tranquilidade e evitou maior perigo do Flamengo.
Após os 20 minutos iniciais, o Botafogo começou a levar perigo ao adversário e estabeleceu controle do restante do primeiro tempo. Em sua primeira finalização, Victor Sá chegou em velocidade pela esquerda e soltou o chute firme após carregar para o meio, parando em boa defesa de Santos.
Aos 27′, Victor Sá foi derrubado na área pelo jovem Wesley e Edina Alves marcou pênalti. Tiquinho Soares bateu no lado direito e deslocou o goleiro Santos para abrir o placar no Maracanã.
O Flamengo tentou responder com Léo Pereira cruzando da esquerda para Pedro testar firme, exigindo grande defesa de Lucas Perri. Mas foi o Botafogo que conseguiu ampliar a vantagem antes do intervalo.
Nos acréscimos, Tiquinho Soares experimentou de longe e exigiu grande defesa de Santos. Na cobrança de escanteio, Danilo Barbosa subiu mais alto que a zaga e testou firme.
Flamengo aproveitou descontrole alvinegro e reagiu
O Flamengo voltou com mais intensidade no segundo tempo com a entrada de Everton Ribeiro no lugar de Ayrton Lucas. Logo aos 2′, Everton Ribeiro deixou na medida para Gabigol, que falhou na finalização e parou no goleiro Perri,
Na sequência, a situação ficou ruim para o alvinegro pois Rafael deixou o pé em Everton Cebolinha, sendo expulso após receber o segundo cartão amarelo. O primeiro deles ocorreu por reclamação, no 1º tempo.
Aos 10′, Luís Castro recebeu dois cartões amarelos em um intervalo de 20 segundos e foi expulso depois que o quarto árbitro não ouviu pedido do treinador para segurar a saída de Júnior Santos.
A situação rubro-negra ficou ainda mais favorável aos 12′, quando Léo Pereira diminuiu a desvantagem. Fabrício Bruno cruzou da direita e o artilheiro do jogo recebeu na segunda trave para concluir às redes.
Na última grande chance do Flamengo de virar o confronto para 2 a 1, Wesley acionou Everton Ribeiro, que cruzou rasteiro para Gabigol finalizar de forma imprecisa, desperdiçando mais uma chance de gol.
Reta final marcada por emoções de ambas equipes
Após um descontrole emocional no início do segundo tempo, o Botafogo reagiu. Aos 23′, Luís Henrique saiu no 1v1 contra Santos, chutando em cima do goleiro. A bola ficou dentro da área até a conclusão de Marlos Freitas, só que Vidal evitou o gol de forma precisa.
Na sequência, o Fogão ampliou a vantagem no placar de forma heroica. Tchê Tchê fez excelente jogada individual pela direita e se livrou de três marcadores para encontrar Tiquinho Soares, livre na grande área. O artilheiro bateu de primeira e deixou sua marca novamente.
Outro lance marcante da partida ocorreu aos 31′ depois que Thiago Maia acertou um chute na canela de Di Placido, cometendo falta dura na linha de fundo. Daiane Muniz alertou e Edina Alves foi ao VAR, mas a árbitra principal manteve o cartão amarelo após cinco minutos de revisão.
Com um jogador a mais na reta final, o Flamengo cresceu novamente e buscou o empate aos 40′ depois que Everton Ribeiro cobrou escanteio para Léo Pereira saltar muito alto e mandar no canto de Lucas Perri.
Os acréscimos foram longos com 11 minutos de duração, mas o Botafogo conseguiu resistir de maneira heroica e conseguiu uma importante vitória para seguir com campanha 100% no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2-3 BOTAFOGO
Data: 30/04/2023, 16:00
Estádio: Maracanã
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Leila Naiara Moreira
VAR: Daiane Muniz (VAR)
Gols: 1T 29′ Tiquinho Soares (BOT); 1T 49′ Danilo Barbosa (FLA); 2T 12′ Léo Pereira (FLA)
Substituições – FLA: Everton Ribeiro (Ayrton Lucas); Bruno Henrique (Everton Cebolinha); Victor Hugo (Thiago Maia); Matheus França (Arturo Vidal)
Substituições – BOT: Di Plácido (Júnior Santos); Luis Henrique (Victor Sá); Marlon Freitas (Eduardo); Philipe Sampaio (Tchê Tchê)
Flamengo: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira; Thiago Maia, Arturo Vidal, Gerson; Everton Cebolinha, Gabriel, Pedro. (Técnico: Jorge Sampaoli)
Botafogo: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta, Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê, Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá, Tiquinho Soares.(Técnico: Luís Castro)

