O Brasileirão 2023 corre o risco de ser paralisado em meio ao escândalo de manipulações investigadas pela operação Penalidade Máxima? De acordo com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não. Em contato com o blog do Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, o dirigente afirmou que não há possibilidade de suspender o campeonato.
“Não temos como suspender a competição. Não é (acusação) de um dirigente, não é de um presidente de clube, não é de um árbitro. Isso está sendo de atletas. A CBF espera que tenha um rigor de quem está fazendo as apurações. A CBF não tem poder polícia e Justiça”, disse Ednaldo ao blog do Rodrigo Mattos.
Para o presidente da CBF, a entidade é mais uma vítima na história e torce pela punição dos envolvidos de acordo com as leis. Até o momento, mais de 30 jogadores já tiveram nomes revelados. A estimativa, porém, é que o número ultrapasse de 100.
“Quando tem isso (suspeita de manipulação), a gente encaminha para o STJD. Que os causadores sejam suspensos de acordo com as leis”, afirmou.
Apesar de descartar a paralisação do Brasileirão e deixar nas mãos do STJD e do Ministério Público, a CBF tem em mente criar uma maneira mais ampla de investigação junto a Fifa.
“Iniciativa da CBF com Fifa, queremos passar para a Fifa (o caso)… Chamar todos. Quero mostra a documentação com a Fifa. As medidas que a CBF pode estar fazendo, a contribuição para inibir a situação. Já agora na próxima reunião envolvendo clubes na reunião nas Séries A, B, C. Eles estão em atividade então podemos fazer por Videocoferência. Mostrar o que é feito, e todas as providências que estão sendo feitas”, finalizou o mandatário.
NA GOELA! 👀
— OS DONOS DA BOLA (@OSDONOSDABOLA) May 10, 2023
Craque Neto abriu o #OsDonosDaBola chegando a bota nos jogadores investigados e citados em esquemas de apostas investigados pela Operação Penalidade Máxima.#EsporteNaBand pic.twitter.com/XAODp7Uy8k

