No dia 5 de abril, o Palmeiras contou com a estreia de Richard Ríos diante do Bolívar, na Bolívia, pela Libertadores. Contado com essa partida, são 12 jogos do Verdão desde então, sendo que o volante colombiano só não foi a campo em um deles.
Ríos tem sido constantemente requisitado pelo técnico Abel Ferreira em jogos do Palmeiras, entrando no decorrer das partidas na maioria das vezes. Somente em duas oportunidades o volante começou como titular, que foram os compromissos contra Vasco e Tombense. A recorrência com que tem sido utilizado vem ampliando as opções do técnico do Verdão, especialmente para concorrer com Gabriel Menino.
Os números de Gabriel Menino e Richard Ríos desde a estreia do colombiano pelo Palmeiras de Abel mostram jogadores de estilos diferentes. A amostragem dos dois tem quantidades diferentes, já que Menino vem sendo titular do Verdão, enquanto Ríos começa a maioria dos jogos no banco de reservas. Assim, o volante formado nas categorias de base do Palmeiras soma 905 minutos em 12 jogos, contra 423 do colombiano em 11 partidas.
Comparação de números de Richard Ríos com Gabriel Menino no Palmeiras indica “dor de cabeça” para Abel Ferreira
Em um recorte das 12 últimas partidas do Verdão, o colombiano venceu 28 de 41 duelos defensivos, com um aproveitamento de 68%. Por outro lado, Menino levou a melhor em 30 de 60 dos duelos defensivos, resultando em 50% de aproveitamento. Já em interceptações, Ríos leva em média 14 minutos para interceptar ataques adversários, enquanto o brasileiro faz uma a cada 23 minutos.
Richard Ríos tem se mostrado mais driblador, já que acertou 19 de 27 tentativas, comparado com Gabriel Menino, que completou 8 de 13. No entanto, o jovem utilizado como titular por Abel Ferreira tem desempenho melhor em passes. Até o momento, Menino arriscou 65 passes longos e acertou 39 deles. Já Richard Ríos fez 3 tentativas e foi bem sucedido em apenas uma delas.
Apesar da dúvida e da comparação, não há impedimentos para que Abel Ferreira utilize Richard Ríos e Gabriel Meninos juntos no Palmeiras. Tanto que no último confronto do Verdão, no empate contra o Red Bull Bragantino, ambos terminaram a partida em campo. Nesta quarta (17), o Alviverde tem novo compromisso diante do Fortaleza, às 19 horas (de Brasília), no Allianz Parque, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil.

