Home Futebol Palmeiras recebe da Fifa quarto certificado consecutivo sobre o gramado do Allianz Parque

Palmeiras recebe da Fifa quarto certificado consecutivo sobre o gramado do Allianz Parque

Certificado recebido pelo imóvel do Verdão garantem gramado sintético, confira detalhes

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Allianz Parque é um dos estádios no Brasil que conta com gramado sintético. O investimento feito pela Diretoria Alviverde foi pensado para conseguir receber eventos sem estragar a grama natural, e na última sexá-feira (19) recebeu sua quarta certificação consecutiva pela FIFA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gramado do Allianz Parque certificado

Em entrevista ao Portal Lance, o CEO da Soccer Grass, Alessandro Oliveira, que é o encarregado pela implementação e manutenção do gramado, explicou os critérios usados pela entidade. Desta forma, detalha como é feita a análise da certificação.

Em entrevista, Alessandro Oliveira abriu o jogo: “quarto certificado. Quando você entra o campo, já faz um certificado. Todos os anos tem que certificar. 2020, 2021, 2022 e 2023. Significa que o campo está exatamente igual do que quando foi entregue, com a mesma performance, mesmo quique de bola, rolagem de bola, planicidade. Tração e rotação da chuteira. Tem o torquímetro, que eles colocam com uma chuteira na ponta e é como se fosse um equipamento de precisão para ver o torque que dá com determinados movimentos. Se travar a chuteira, o campo não é dado o certificado. Isso comprova que até hoje não tivemos lesão alguma referente ao gramado. Não pode ter uma variável de 10 mm em relação a planicidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como funciona a certificação do gramado do Palmeiras?

O dirigente da CEO Soccer Grass afirmou como funciona a certificação garantida pelo Palmeiras: “é muto criterioso a questão de saúde do jogador. Com o tempo, o campo pode ter uma angulação. Essa é a preocupação da FIFA quando vão testar. Buraco não vai ter, mas eles checam mais a planicidade, como fazemos muitos shows e eventos. Se tiver alguma deformação no piso, eles reprovam o gramado. Hoje, os parâmetros que a FIFA utiliza para usar o gramado sintético vêm da Europa, e a gente sabe que na Europa o futebol é bem mais rápido. Muitos jogadores que saem do Brasil e vão jogar na Europa passam por um preparo físico para jogar lá”.

Better Collective