Home Futebol Barcelona: Xavi critica racismo e anulação de cartão vermelho a Vinícius Júnior

Barcelona: Xavi critica racismo e anulação de cartão vermelho a Vinícius Júnior

Treinado do time catalão avaliou que é necessário separar as ofensas de torcedores e atos dos. Xavi também viu agressão do Malvadeza

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) oficializou, nesta terça-feira (23), que a suspensão de Vinícius Júnior está anulada. O atacante foi expulso na partida entre Valencia e Real Madrid após se envolver numa confusão com jogadores rivais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após o fim da briga generalizada, o árbitro de campo, Burgo Bengoetxea, foi chamado para revisar o lance.

No entanto, as imagens selecionadas pela arbitragem de vídeo, o VAR, mostram apenas o brasileiro colocando o braço no rosto de Hugo Duro e não o mata-leão que sofreu do jogador rival anteriormente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A expulsão também chamou atenção pelo contexto extra-campo que ocorreu. Vinícius Júnior foi alvo de injúria racial, por parte de torcedores do Valencia.

Em entrevista coletiva, o treinador do Barcelona, Xavi Hernández, avaliou que o racismo deve ser combatido, mas discordou da anulação do cartão vermelho.

“Não sei se é justo. Para mim, os atos e insultos racistas devem ser censutados, mas outra coisa são os atos dos jogadores e o que eles fazem dentro de campo”, analisou.

PUBLICIDADE

“Está claro que houve uma agressão (de Vinícius Júnior) e a anulação do cartão vermelho, sinceramente, me deixa surpreso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, completou o espanhol.

PUBLICIDADE

Jogador do Barcelona homenageia Vinícius Júnior

Já campeão espanhol, o Barcelona enfrentou o Real Valladolid e foi derrotado por 3 a 1, no estádio José Zorrilla. O atacante Raphinha foi substituído por Ferrán Torres durante o jogo.

Ao sair de campo, o brasileiro tirou o uniforme e externou uma mensagem de apoio ao colega de seleção brasileira na camiseta sem manga que estava vestindo por baixo.

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. Estamos juntos Vinícius Júnior”, destacou.

Raphinha homenageou Vinícius Júnior em jogo do Barcelona
Raphinha homenageou Vinícius Júnior em jogo do Barcelona – foto: Angel Martinez/Getty Images
Better Collective