A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) oficializou, nesta terça-feira (23), que a suspensão de Vinícius Júnior está anulada. O atacante foi expulso na partida entre Valencia e Real Madrid após se envolver numa confusão com jogadores rivais.
Após o fim da briga generalizada, o árbitro de campo, Burgo Bengoetxea, foi chamado para revisar o lance.
No entanto, as imagens selecionadas pela arbitragem de vídeo, o VAR, mostram apenas o brasileiro colocando o braço no rosto de Hugo Duro e não o mata-leão que sofreu do jogador rival anteriormente.
A expulsão também chamou atenção pelo contexto extra-campo que ocorreu. Vinícius Júnior foi alvo de injúria racial, por parte de torcedores do Valencia.
Em entrevista coletiva, o treinador do Barcelona, Xavi Hernández, avaliou que o racismo deve ser combatido, mas discordou da anulação do cartão vermelho.
“Não sei se é justo. Para mim, os atos e insultos racistas devem ser censutados, mas outra coisa são os atos dos jogadores e o que eles fazem dentro de campo”, analisou.
“Está claro que houve uma agressão (de Vinícius Júnior) e a anulação do cartão vermelho, sinceramente, me deixa surpreso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, completou o espanhol.
Jogador do Barcelona homenageia Vinícius Júnior
Já campeão espanhol, o Barcelona enfrentou o Real Valladolid e foi derrotado por 3 a 1, no estádio José Zorrilla. O atacante Raphinha foi substituído por Ferrán Torres durante o jogo.
Ao sair de campo, o brasileiro tirou o uniforme e externou uma mensagem de apoio ao colega de seleção brasileira na camiseta sem manga que estava vestindo por baixo.
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. Estamos juntos Vinícius Júnior”, destacou.


