O Fluminense começou o ano se tornando um dos times a serem batidos no futebol brasileiro. Entretanto, recentemente tem encontrado alguns tropeços: empatando contra o Flamengo, perdendo contra o Botafogo e novamente na Libertadores contra o The Strongest. Assim, Fernando Diniz criticou fortemente a altitude e as palavras não foram bem escolhidas, segundo o jornalista Menon.
Menon critica Fernando Diniz
Para os torcedores do time de Laranjeiras, o comandante do time não é apenas um estilo de jogo é quase uma lenda. Menon afirma: “é um humanista, um psicólogo, alguém muito diferenciado no entendimento do que é o futebol”.
Sobre as partidas recentes, o colunista do Portal UOL afirma que as críticas tem sido diferentes, arbitragem, calendário puxado, e no caso do The Strongest: a altitude. Entretanto, para criticar a problemática de jogar na Bolívia, Fernando Diniz não usou as melhores palavras, e o comentarista o taxa de preconceituoso.
Na sua declaração após a partida, Fernando Diniz afirmou: “jogar nesse tipo de altitude é quase sempre criminoso. Ninguém está preparado para isso. Times jogam no nível do mar, quando vêm para cá é outro esporte. Por isso que os times daqui, historicamente, fazem tanto de pontos que fazem em casa. (…) Nessas circunstâncias e com a maratona de jogos, tínhamos que poupar em algum momento. O melhor jogo para poupar é esse porque o desgaste aqui é criminoso”.
Comentário preconceituoso
Para Menon a afirmação é clara: “as palavras de Diniz são criminosas, isso sim. Elas atacam a universalidade do futebol, o único esporte praticado indistintamente em todo o mundo, no calor africano, no Alasca, no Vaticano e em La Paz, Oruro, e outras cidades altas. A altitude favorece is times bolivianos? Sim, sem dúvida. Prejudica os adversários? Sim, sem dúvida”
Em outro momento, Menon afirma: “se joga onde se vive”. E encerra seu texto afirmando: “dizer que é um crime jogar lá significa privar esses torcedores de poder ver a razão do seu amor em campo”.

