Home Futebol Qual o ‘segredo’ do Palmeiras para Dudu estar presente em quase todos os jogos

Qual o ‘segredo’ do Palmeiras para Dudu estar presente em quase todos os jogos

O Palmeiras já jogou 32 partidas na temporada, e Dudu jogou em 28 delas, todas como titular, sendo preservado em apenas quatro.

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

O atacante do Verdão continua sendo decisivo e para isso tem o desgaste controlado   

Como sempre, Dudu foi decisivo no último domingo contra o Atlético-MG, além de ser muito participativo, marcou o gol de empate do Verdão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portanto, Dudu, apesar de seus 31 anos de idade, é uma presença constante no ataque do Palmeiras, e isso tem explicação: desgaste controlado, poucos cartões e zero lesão.

O desgaste mínimo de Dudu é um trabalho da comissão técnica do Verdão, que tenta dosar os minutos do atacante em campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com isso, Dudu só atuou um jogo todo em apenas quatro ocasiões, sendo que nas outras 24 partidas ele foi substituído no segundo tempo.

“Para ser sincero, quem tem jogado mais tem sido o Dudu. Precisa descansar um pouco para tomar boas decisões”, brincou Abel Ferreira, na coletiva pós-jogo contra o Fortaleza pela Copa do Brasil.

O quarto jogador do elenco que mais jogou  

Dessa maneira, são 2.284 minutos de Dudu em campo, sendo o quarto com mais tempo atuando em 2023, só atrás de Zé Rafael (2.473), Gustavo Gómez (2.764) e Weverton (3.010).

PUBLICIDADE

Assim, depois de um jejum sem gols no início da temporada, Dudu agora tem seis participações em gols: dois marcados e quatro assistências.

PUBLICIDADE

Em números, só perde para Rony com 12 participações (sete gols e cinco assistências) e empata com Artur com seis (cinco gols e uma assistência).

Com esse ‘controle’ de Dudu, o técnico Abel Ferreira e sua comissão técnica contam com um atacante cada vez mais pronto dentro e fora dos gramados.

Lembrando, que no início de Dudu no Verdão, ele levava muitos cartões por reclamação, e hoje, dificilmente é advertido.

Em 2023 são apenas três cartões amarelos para o atacante, todos no Paulistão, isso nos primeiros jogos da temporada.

PUBLICIDADE

Pode-se dizer que Dudu tem um retrospecto físico muito acima de jogadores mais jovens, e sua última lesão muscular aconteceu há seis anos, em 2017, após uma partida contra o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores.

Por fim, com uma temporada desgastante, como quase todos os anos para o Palmeiras, já são 32 jogos, e nesta semana viaja para enfrentar o Fortaleza, no Ceará, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Better Collective