No último domingo (12), ao vencer o Goiás, o Atlético Mineiro deu mais um passo em sua caminhada para disputar a Libertadores de 2024. Após a pausa por conta da Data Fifa, o Galo pode garantir presença no próximo torneio continental já na 35ª rodada do Brasileirão. Porém, será necessário uma combinação de resultados.
O Atlético Mineiro encara o Grêmio na próxima rodada do Brasileirão, um duelo direto pela parte de cima da tabela. Se vencer, o Galo chegaria a 60 pontos. Desta maneira, o torcedores do Atlético teriam que torcer por derrota do Athletico-PR e ao menos um empate do Fortaleza em um dos três jogos que o clube cearense disputa até o final da 35ª rodada.
Caso essa combinação aconteça, Furacão e Leão do Pici não alcançariam mais os 60 pontos do Galo, o que garantiria ao menos uma vaga na pré-Libertadores. No Brasileirão, São Paulo e Fluminense ainda poderia superar os 60 pontos, mas ambos já estão confirmados no próximo torneio continental pelas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, respectivamente.
Atlético Mineiro busca vaga na Libertadores e quer alimentar ‘sonho’ de título do Brasileirão
Impulsionado pela dupla Hulk e Paulinho, o Galo deslanchou no segundo turno turno do Campeonato Brasileiro. Hoje, o Alvinegro de Minas Gerais tem aproveitamento de líder do returno, somando 30 pontos em 15 jogos. A evolução em desempenho melhorou as condições da equipe de Felipão na corrida para garantir vaga na próxima Libertadores.
Apesar da vaga no torneio continental se mostrar um cenário favorável para o Galo, a oscilação dos postulantes ao título até tornou possível uma improvável conquista. No entanto, segundo levantamento da UFMG, no momento o Atlético Mineiro tem apenas 0,83% de chances de ser campeão do Brasileirão.
Com a missão de se garantir na próximo Libertadores, o Galo terá mais quatro compromissos pelo Brasileirão. O primeiro deles será diante do Grêmio, no dia 26 de novembro (domingo), às 16 horas (de Brasília), com mando atleticano. Depois, o Alvinegro encara: Flamengo, São Paulo e Bahia, respectivamente.

