Home Futebol Faltou o título! Veja como foi a temporada do Arsenal

Faltou o título! Veja como foi a temporada do Arsenal

Os Gunners tiveram um bom ano, passando muito perto de vencer o título da Premier League; confira como foi a temporada do time de Arteta

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Os Gunners foram uma das equipes mais surpreendentes da temporada 2022/23 na Europa. A equipe de Mikel Arteta começou a sua caminhada no ano passado como um dos favoritos a brigar pelas vagas na Champions League, entretanto, desde a primeiro rodada da Premier League, mostrou que era candidato a algo muito maior, o título da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O time de Arteta, liderado por Odegaard, Saka, Martinelli e Gabriel Jesus, fez muitos jogos incríveis e surpreendeu os adversários com um estilo de atuação agressivo, eficiente e praticamente imparável, quando em seu auge. Os Gunners bateram alguns dos oponentes mais fortes contando com o seu trio ofensivo vivendo um momento impressionante, marcando muitos gols e decidindo jogos.

Nas primeiras semanas do Campeonato Inglês, os Gunners já trataram de se isolar na liderança, mantendo-se a frente do Manchester City, que ainda tentava se adaptar a uma forma de jogar com um centroavante fixo, o norueguês Haaland.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No lado dos Gunners, a chegada de Gabriel Jesus trouxe um grande acréscimo para a equipe, que passou a ter um jogador de outro patamar liderando o atacante e combinado muito com seus parceiros Martinelli e Saka.

Copa do Mundo acabou trazendo grande prejuízo para o Arsenal

Os Gunners foram assistir ao Mundial do Catar na liderança da competição, com uma vantagem ampla sobre o vice-líder Manchester City. Entretanto, a disputa no Oriente Médio trouxe uma péssima notícia para o Arsenal. O atacante Gabriel Jesus, um dos maiores destaques da primeira parte da Premier League, lesionou-se gravemente durante uma partida pela seleção brasileira.

Sem o seu maior destaque, o Arsenal correu atrás de substitutos durante a janela de transferências, tentando contratar o ucraniano Mudryk, que acabou optando por assinar com o Chelsea. A janela ferrou e o único nome relevante trazido pelos londrinos foi o belga Trossard, contratado junto ao Brighton.

PUBLICIDADE

Mesmo sem o atacante brasileiro, os Gunners se mantiveram vencendo os jogos, contando com o esforçado Nketiah, atleta formado na base do time do norte de Londres.

PUBLICIDADE

Infelizmente, a situação desandou completamente na reta final da competição, com o time de Arteta somando vários tropeços consecutivos e deixando a vantagem diminuir até ser ultrapassado pelo vice-líder Manchester City, que levantou sua terceira taça consecutiva da Premier League.

Apesar da decepção, não foi um ano ruim para o Arsenal, que superou em muito as expectativas e fez bonito, brigando até as últimas rodadas pelo título contra uma das melhores equipes de futebol desse milênio, que pode inclusive também vencer a Champions League nessa semana.

Assista abaixo um resumo da temporada dos Gunners:

Better Collective