O Zagueiro Manoel, do Fluminense, foi suspenso pela Conmebol nesta segunda-feira (19). A entidade avisou o clube carioca que o exame do zagueiro deu resultado positivo para a presença da substância ostarina na goleada sobre o River Plate por 5 a 1, dia 2 de maio, disputado no Maracanã, pela Libertadores.
Manoel não entrou em campo naquela partida. Ele ficou à disposição no banco de reservas, mas não foi acionado pelo técnico Fernando Diniz.
O jogador já pediu uma contraprova da amostra, mas está suspenso até segunda ordem em todas as competições que o Fluminense disputa.
De acordo com o Tricolor carioca, a primeira audiência está marcada para o dia 28 de junho (quarta-feira). O clube colocou seu departamento jurídico à disposição de Manoel para auxiliar na defesa.
Desta forma, o zagueiro está fora pelo menos de três partidas do Fluminense: Atlético-MG (21/06), Bahia (24/06) e Sporting Cristal (27/06).
A ostarina, substância encontrada no exame de urina de Manoel, atua no aumento de massa muscular e força. A substância tem ação anabolizante, é similar aos esteroides, mas com menos efeitos colaterais. Ela é proibida e considerada doping dentro e fora de competições desde 2008.
Confira a nota oficial do Fluminense
“A Conmebol suspendeu provisoriamente o zagueiro Manoel, por suposta presença da substância ostarina em exame antidoping realizado após a partida contra o River Plate-ARG, no dia 02/05, no Maracanã. O atleta requereu a contraprova da amostra. O clube disponibilizou seu departamento jurídico para auxiliar o jogador em sua defesa. A primeira audiência foi marcada para o dia 28/06.”

