Com gol de Jair, de pênalti, o Vasco superou o Cuiabá (1 a 0) na noite desta segunda-feira, no Estádio Luso Brasileiro com portões fechados por determinação do STJD, no duelo que encerrou a 12ª rodada do Brasileirão.
O Vasco interrompeu a sequência de seis derrotas no Brasileirão e voltou a vencer após 10 rodadas. Até então, a equipe só havia vencido na estreia diante o Atlético-MG, no Mineirão. Era o maior jejum de triunfos da equipe na história da competição.
Com o resultado, o Gigante da Colina deixou a penúltima colocação e apareceu em 18º, com nove pontos ganhos. O Dourado caiu para 16º, com 12, apenas uma posição à frente do Z-4.
Primeiro tempo abaixo da crítica
Vasco e Cuiabá fizeram uma das piores primeiras etapas do Brasileirão 2023. Foram raríssimas as emoções. O Cuiabá assustou aos dois minutos. Rikelme acionou Denilson, que fintou a marcação a bateu para defesa tranquila de Léo Jardim. O Vasco, comandado pelo técnico interino William Batista, do Sub-20, respondeu dois minutos depois, Figueiredo arriscou finalização. A bola passou pela rede do lado de fora.
A partir daí, o jogo ficou moroso. Apenas nos minutos finais antes do intervalo, o Vasco esboçou pressão. Aos 48, Gabriel Pec recebeu de Alex Teixeira e chutou para fora.
Vasco melhora na etapa final e consegue a vitória
O Gigante da Colina voltou do intervalo mais agressivo. A primeira grande chance do duelo veio aos seis. A equipe da casa avançou ao ataque trocando passes. Gabriel Pec fez o cruzamento, Alex Teixeira pegou mal na bola e mandou para fora.
Aos 28, Raniele acertou o pé de Figueiredo dentro da área. Inicialmente, o árbitro Rafael Klein nada marcou, mas foi recomendado a revisar o lance pelo VAR. Após analise no monitor, ele assinalou a penalidade. Jair bateu com tranquilidade no ângulo de Walter e fez 1 a 0 para o Vasco.
Com a vantagem mínima no placar, o Vasco recuou, e quase foi castigado nos acréscimos. Léo Jardim fez grande defesa .
Próximos jogos das equipes no Brasileirão
O Vasco volta a campo no próximo domingo (02), às 16h, contra o líder Botafogo, no Nilton Santos. No mesmo dia, às 18h30, o Cuiabá recebe o Santos. Ambos os jogos são válidos pela 13ª rodada.

