Com o andamento da última rodada da fase de grupos da Libertadores, todos os brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final, com exceção única do Corinthians, que terminou em terceiro lugar do grupo E e agora irá disputar a Copa Sul-Americana.
O Timão entrou em campo nesta quarta-feira e venceu o Liverpool, do Uruguai, na Neo Química Arena, por 3 a 0, utilizando uma equipe alternativa, pois já havia sido eliminado na rodada anterior. Com o resultado, o Corinthians encerra sua participação no torneio com 7 pontos.
Em relação aos outros brasileiros, Internacional, Fluminense e Athletico Paranaense passaram em primeiro lugar de seus respectivos grupos, enquanto Flamengo e Atlético-MG se classificaram em segundo. O Palmeiras define sua posição no grupo nesta quinta-feira, quando encara o Bolívar, no Allianz Parque. Uma vitória garante a liderança para o Verdão.
Campanha decepcionante do Corinthians na Libertadores
Apesar da dura eliminação, a estreia do Corinthians na Libertadores foi muito animadora. Fora de casa, ainda sob comando de Fernando Lázaro, o Timão venceu por 3 a 0 contra o Liverpool, do Uruguai.
Contudo, no jogo seguinte, o Alvinegro perdeu para o Argentinos Juniors, na Neo Química Arena, pelo placar mínimo. A derrota gerou a demissão de Fernando Lázaro. O Corinthians chegou a contratar Cuca, mas o treinador deixou o clube antes de disputar qualquer partida pela Libertadores.
Restou então para Vanderlei Luxemburgo, em sua estreia, encarar o forte time do Independiente del Valle, em Itaquera. A equipe mandante até criou boas chances de gols, mas perdeu por 2 a 1. Já na quarta rodada, o Corinthians visitou o Argentinos Juniors e empatou sem gols. O resultado manteve o Timão vivo na competição. Contudo, a derrota por 3 a 0 para o Del Valle, fora de casa, decretou a eliminação precoce da equipe brasileira na Libertadores.
Fechando sua participação na fase de grupos, o Timão recebeu o Liverpool, do Uruguai, em um confronto direto valendo uma vaga na Copa Sul-Americana. Com um elenco repleto de reservas, os comandados de Luxemburgo fizeram uma boa atuação e venceram por 3 a 0.

