A CBF publicou uma nota referente à entrevista coletiva concedida neste domingo (02) por João Martins, auxiliar técnico do Palmeiras. Assim, o profissional substituiu Abel Ferreira no empate em 2 a 2 com o Athletico na Arena da Baixada. Afinal, o treinador português levou uma suspensão do STJD por ter tomado o celular de um repórter depois de uma partida do Alviverde.
Então, João Martins detonou a arbitragem do futebol brasileiro e a CBF. A razão do protesto foi a não-expulsão do zagueiro Zé Ivaldo, do Athletico, ao atingir Endrick com uma cotovelada no lance em que o palmeirense sofreu pênalti no início do jogo.
“Nós entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem de que é o mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque, muitas vezes, não deixam os melhores ganhar. Foi mais uma vez o que se passou hoje. É ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos. O que aconteceu hoje foi uma vergonha”, reclamou o auxiliar de Abel Ferreira no Verdão.
CBF anunciou que convocará auxiliar do Palmeiras para prestar esclarecimentos ao STJD
Na manhã desta segunda-feira (03), a CBF publicou uma manifestação em seu site oficial. Então, a entidade disparou contra João Martins, acusando o auxiliar de xenofobia.
“O ato lamentável foi muito além das reclamações semanais da arbitragem. O que ocorreu, de fato, foi um desfile de grosserias e uma tentativa infantil e até xenofóbica de reduzir a relevância do futebol brasileiro na Europa, mostrando inclusive desconhecimento do próprio campeonato que disputa, que já teve tricampeões, bicampeões, com vários times ganhando seguidamente”, diz trecho da nota da CBF.
Então, a entidade ressaltou a transparência da arbitragem na temporada, expondo erros e esclarecendo dúvidas de lances semanalmente, além de destacar investimentos. “Somos o único país do mundo a oferecer avanços tecnológicos nos estádios, com os telões mostrando os lances da partida em tempo real”, diz outra parte do texto.
Por fim, a CBF anunciou ter encaminhado a declaração do auxiliar técnico do Palmeiras ao STJD, “para que ele revele qual seria o esquema ou o sistema no futebol brasileiro que não permite que o melhor vença”, finalizou a nota oficial.

