A repórter Lívia Torres foi demitida da Globo na segunda-feira (17) após apresentar o sorteio que definiu os mandos de campo da Copa do Brasil. Ou seja, um evento promovido pela CBF, entidade máxima do futebol brasileiro. De acordo com o site ‘F5’, do jornal Folha de S.Paulo, a jornalista tentou reverter a decisão da emissora, mas sem sucesso.
Segundo a publicação, durante a reunião que selou a demissão de Lívia Torres, chefes da Globo explicaram a decisão. O argumento é de que ela parecia na tela tendo ao fundo marcas que patrocinam a Copa do Brasil. A repórter ponderou que as empresas em questão também patrocinavam o futebol na emissora. Ademais, argumentou também que a competição é um evento da empresa.
Lívia Torres questionou ainda o fato de Bárbara Coelho e Carol Barcellos, apresentadoras da Globo, terem apresentado o sorteio da CBF em 2022. Diferente da repórter, elas não foram demitidas pela emissora.
A argumentação de Lívia não foi aceita pela chefia da Globo. De acordo com a publicação, a a quebra de um princípio editorial do Jornalismo, que tem regras rígidas para publicidade, foi o que mais incomodou a emissora. A princípio, a repórter não teria informado que estaria trabalhando no evento da CBF.
No caso Bárbara Coelho e Carol Barcellos, por exemplo, elas teriam sido autorizadas pela área esportiva a fazer eventos e publicidade. A diferença para Lívia é por que elas são apresentadoras e não lidam diretamente com informação. Repórteres e profissionais do jornalismo, por sua vez, não têm permissão para fazer o mesmo.
Vale ressaltar que Lívia estava há 14 anos no quadro de funcionários da Globo e fazia, esporadicamente, matérias para o Esporte Espetacular e Globo Esporte.
Decisão da Globo causa surpresa:
Lívia Torres tinha algumas pautas para realizar nos próximos dias para o Fantástico, programa exibido aos domingos. A demanda agora foi remanejadas para outros profissionais da casa.
De acordo com publicação, a rigidez com que a Globo agiu em relação à Lívia chama atenção. Isso porque em casos semelhantes, a emissora aplicou apenas uma advertência ou suspensão aos funcionários.
O Torcedores.com entrou em contato com Lívia Torres, atrás de alguma manifestação sobre o caso. Até o momento, contudo, não obteve nenhuma resposta. Se houver retorno, essa nota será atualizada.
<div style=”margin:0 auto; min-width:300px; “><div style=”position: relative; padding-bottom:56.25%; height: 0; overflow: hidden; “><iframe src=”https://embed.dugout.com/v2/?p=eyJrZXkiOiJXekhUM3B6cyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==” referrerpolicy=”no-referrer-when-downgrade” style=”width: 300px; min-width: 100%; position: absolute; top:0; left: 0; height: 100%; overflow: hidden; ” width=”100%” frameborder=”0″ allowfullscreen scrolling=”no”></iframe></div></div>

