Grande ídolo da torcida do Colo-Colo e do Palmeiras, Jorge Valdívia é figurinha carimbada nos jogos do clube no Campeonato Chileno. Antes protagonista e uma das referências do time, o meio-campista atualmente é comentarista esportivo.
Desde que passou a exercer a função, Jorge Valdívia está encantado com o desempenho de um atleta que teve passagem sem brilho pelo futebol brasileiro: Carlos Palacios. O atacante, que pertence ao Vasco, é um dos melhores jogadores chilenos na atualidade.
“É evidente que (Carlos) Palacios melhorou, que elevou seu nível e está melhor fisicamente. O seu porte físico já não é o mesmo de antes. Ele está mais magro e forte. Está mais próximo do seu ideal físico e técnico”, disse Jorge Valdivia à “Rádio ADN”.
Carlos Palacios chegou ao Colo-Colo para sua primeira passagem em janeiro de 2023. Agora, mais maduro, ele se tornou peça importante no time comandado por Gustavo Quinteros no Campeonato Chileno até aqui.
“Palacios ganhou confiança, seus companheiros o procuram e entendem a genialidade dele. A comissão técnica lhe dá liberdade. Ele não tem obrigação na hora de marcar. O Gustavo Quinteros percebeu que ele é essencial na frente e isso favorece ao Colo-Colo”, finalizou.
O Colo-Colo pretende comprar parte dos direitos econômicos jogador junto ao Vasco. Agora, os clubes debatem qual é a melhor modalidade de acordo. Isso porque, a diretoria cruzmaltina só tem interesse em negociá-lo em definitivo.
A passagem pelo Brasil
Revelado pelo Unión Española, Carlos Palacios teve passagem apagada pelo futebol brasileiro. Em 2021, atuou pelo Internacional onde disputou 35 partidas com a camisa colorada.
Na temporada seguinte, foi adquirido pelo Vasco onde defendeu o clube 24 vezes, marcando 1 gol e fazendo 1 assistência. Em 2023, o camisa 7 fez 22 jogos pelo Colo-Colo, anotou 10 gols e acumulou 1439 minutos em campo.
O atacante realizou 2 jogos na Copa Sul-Americana, 3 na Copa Libertadores da América, 15 no Campeonato Chileno e 2 na Taça do Chile. Além disso, vem sendo convocado pelo técnico Eduardo Berizzo para a seleção chilena sub-23.

