O Brasileirão Série A começa o seu returno neste final de semana. Com o Botafogo líder com vantagem de 13 pontos com o Palmeiras, o vice-líder, parece que a remontada para um título de outro dos concorrentes é muito difícil. O Glorioso tem ao seu favor o histórico, pois desde 2003, com o início dos pontos corridos no torneio, em 15 ocasiões venceu o time que encerrou o primeiro turno no topo da tabela.
Líder no primeiro turno vence?
Conforme apontam as estatísticas, é mais provável que um time que encerrou o primeiro turno como líder vença a competição do que um concorrente ganhar a corrida. Em 2003, quando o Brasileirão Série A se tornou uma competição de pontos corridos, o torneio foi vencido 15 vezes pelo clube que encerrou as primeiras 19 rodadas como líder.
De 2003 a 2007 todas as equipes que encerraram o primeiro turno como líderes foram campeãs sendo: Cruzeiro, Santos, Corinthians e São Paulo respectivamente, o Tricolor Paulista faturou o título tanto em 2006 quanto em 2007. A primeira vez que um revés ocorreu com o líder foi em 2008, quando o Grêmio encerrou as primeiras 19 rodadas líder e viu o time do Morumbi faturar o título pela terceira vez consecutiva.
Nos anos seguintes, Fluminense e Corinthians conquistaram a taça sem problemas. Em 2012, o Atlético Mineiro não conseguiu segurar a liderança perdendo a taça para o Fluminense. Em 2013 e 2014 o título foi do Cruzeiro após uma geração de estrelas.
De 2015 a 2017 os títulos foram do Coritnhians e Palmeiras, em duas ocasiões cada um. Em 2018, o São Paulo iniciou a empreitada com grande vantagem, mas caiu em desempenho e viu o Alviverde levantar mais um Campeonato Brasileiro. 2019 e 2020 foram títulos do Flamengo, o último novamente com o Tricolor Paulista perdendo sua vantagem do primeiro turno.
Finalmente, em 2021, o Atlético Mineiro conquistou o Brasileirão Série A sem grandes problemas. O campeão atual, o Palmeiras, garantiu a liderança da última edição nas primeiras rodadas e continuou no topo até o final do torneio.
Dá para alcançar o Botafogo?
Segundo apuração da Universidade Federal de Minas Gerais, as probabilidades do Botafogo ser campeão do Brasileirão Série A é de 90,7%. Há apenas dois times com porcentagens maiores a 1% de título, estes são: o Grêmio com 2,8% e o Palmeiras com 2,2%.

