Um dos repórteres mais respeitados do jornalismo brasileiro, Tino Marcos se aposentou recentemente e foi o convidado de Galvão Bueno, com quem fez dupla na TV Globo por muitos anos, para participar do podcast “Fala, Galvão”, no YouTube.
Na conversa, Tino revelou ao colega uma situação que o deixou extremamente chateado com a Globo.
Em 2000, o jornalista não foi escalado pela emissora para a cobertura das Olimpíadas de Sidney, na Austrália, e confessou que ficou muito magoado com a situação.
“Eu naquele momento já desfrutava de um prestígio na Globo, ia a todos os eventos e tal e pela primeira vez eu fiquei fora, desde 1990, que foi quando eu comecei [a cobrir Copas do Mundo]. E aí não fui para as Olímpiadas e aquilo me doeu muito, porque eu andava pelo Rio [de Janeiro], pelas ruas, e as pessoas diziam ‘pô, mas você está aqui’”, declarou para Galvão Bueno.
Último trabalho na Globo e aposentadoria
Em fevereiro de 2021, a cúpula da Globo anunciou aos funcionários do Esporte na emissora que Tino Marcos estava saindo de cena.
“Em julho de 2019, Tino Marcos nos procurou pedindo uma mudança. Queria deixar a cobertura da Seleção Brasileira e o dia-a-dia em geral para se dedicar a projetos especiais. Era o primeiro passo de uma ideia maior: de, aos poucos, se despedir da reportagem. Tino nos procurou novamente pra dizer que esse dia chegou. É raro alguém ter a sabedoria, a coragem e a serenidade de decidir parar no auge. Tino quer curtir a vida e ficar perto da família depois de tantos domingos trabalhados, de tantas longas viagens, de tanto tempo afastado de casa”, declarou a Globo em e-mail enviado por Renato Ribeiro, diretor de Esportes da emissora, em fevereiro de 2021.
O último trabalho de Tino Marcos exibido na Globo foi uma série de reportagens especiais sobre olimpíadas em julho de 2022, no Jornal Nacional.

