O Brasileirão 2023 tem afunilado cada vez mais, e o caminho rumo ao fim da seca por um título no certame tem ficado curto para o Botafogo. Vitorioso diante do Bahia, no Nilton Santos, pela 21ª rodada, o alvinegro manteve a “gordura” de 11 tentos em relação ao vice-líder Palmeiras.
Restam 51 pontos em disputa. Curiosamente, este é o desempenho da equipe até o momento. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Botafogo aparece com 91,5% de chances de faturar o seu segundo título no Brasileirão, findando o jejum que perdura desde 1995. Perseguidor mais claro dos cariocas, o Palmeiras computa apenas 4,2%. Grêmio fecha o “pódio” com 1,9% de chances.
VEJA AS CHANCES DO BOTAFOGO NO BRASILEIRÃO
Botafogo – 91,5%
Palmeiras – 4,2%
Grêmio – 1,9%
Fluminense – 0,87%
Flamengo – 0,60%
Bragantino – 0,56%
Autor do tento que liquidou a vitória sobre o Bahia pelo placar de 3 a 0, o atacante Luís Henrique admitiu que a trajetória rumo à conquista inédita para o clube no século XXI está cada vez mais próxima.
“Eu acho que o título está cada vez mais próximo, a gente vem trabalhando para isso, mas a gente sabe que não pode bobear. Tem que continuar nessa pegada até o final e não relaxar para as coisas acontecerem”, afirmou o jovem do Botafogo.
Vale lembrar que a campanha registrada pelo clube alvinegro no primeiro turno foi a melhor da história dos pontos corridos. O índice de aproveitamento se tornou o melhor desde 2003, tendo batido o retrospecto do Corinthians de 2017. Os dois marcaram 47 pontos, mas o Glorioso faturou uma vitória a mais. Em 19 jogos, o Bota computou 15 vitórias, dois empates e duas derrotas.

