A Copa Libertadores da América chega na semifinal com dois confrontos pesados. De um lado da chave o Palmeiras tem o tradicional Boca Juniors como adversário, enquanto os brasileiros Fluminense e Internacional brigam pela outra vaga na grande decisão, que será em novembro, no Maracanã. Diante desse cenário, a TV Globo tem uma importante decisão a tomar nos próximos dias.
O atual contrato da emissora carioca pela transmissão da competição dá direito a apenas um jogo por fase para ir ao ar em TV aberta. O outro confronto é de exclusividade da TV fechada e plataformas de streaming, ou seja, a Globo não pode dividir as duas partidas em praças diferentes pelo Brasil como antigamente.
Portanto, a maior empresa televisiva terá que decidir entre transmitir o Palmeiras ou o duelo entre os times brasileiros. Nas oitavas de final, por exemplo, a emissora escolheu passar Verdão x Atlético-MG em rede nacional, enquanto o duelo do Flamengo contra o Olimpia ficou para a ESPN. Nas quartas, o time de Abel Ferreira novamente foi o escolhido para ir ao ar em TV aberta para todo o Brasil.
A audiência da Grande São Paulo influencia diretamente na escolha da Globo. A capital paulista é a cidade mais populosa do país e faz parte do principal mercado publicitário.
Allan Simon, especialista em mídia esportiva, analisou o cenário: “A escolha da Globo nesta temporada basicamente vai pesar a força da audiência de São Paulo contra o fato de serem dois times brasileiros no outro jogo”, escreveu ele em seu blog no Uol.
O SBT, que era o detentor dos direitos da Libertadores, também passou por isso nos últimos anos. Em 2023, a emissora de Silvio Santos é a dona das transmissões da Copa Sul-Americana e não terá esse dilema para a fase semifinal, já que Corinthians x Fortaleza é o único duelo com brasileiros presentes.

