Home Futebol Com gol de Borré, Colômbia derrota a Venezuela nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026

Com gol de Borré, Colômbia derrota a Venezuela nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026

Os colombianos foram melhores jogando em casa e venceram por 1 a 0, começando bem a caminhada para o Mundial

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Na rodada de abertura dessa edição das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a Colômbia recebeu a Venezuela na cidade de Barranquilla.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Colômbia veio para a competição com uma equipe competitiva, com muitos jogadores experientes e alguns jovens talentosos procurando apagar a imagem ruim deixada pela péssima campanha na última edição das eliminatórias, quando acabou ficando na sexta colocação.

Do outro lado, a Venezuela tenta ganhar protagonismo no futebol sul-americano. Paralela à crise econômica que assola o país, o futebol também perdeu muita qualidade. Na última edição das eliminatórias, os venezuelanos ficaram na última colocação, com apenas três vitórias em toda a sua campanha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como foi o jogo entre Colômbia e Venezuela pelas eliminatórias para a Copa do Mundo?

A partida começou em Barranquilla com os donos da casa tentando controlar as ações ofensivas, com os atletas rondando a intermediária da Venezuela. Já a equipe adversária entrou em campo fechada, visando anular as jogados dos colombianos.

Primeiro tempo

Os primeiros minutos do jogo foram de imenso domínio da Colômbia, que não deixava a Venezuela respirar e se mantinha no campo de ataque. A única ‘arma’ dos venezuelanos era o contra-ataque com o atacante Savarino.

Apesar do domínio da Colômbia, quem chegou primeiro ao ataque foi a Venezuela, que aos 17 minutos aproveitou cobrança de falta para levantar na área. Quem subiu foi Ángel, que errou o alvo e tocou por cima do gol dos colombianos.

PUBLICIDADE

Os visitantes chegaram novamente dois minutos depois, dessa vez com Savarino, que fez troca de passes em velocidade e cruzou na área para Herrera, vindo de trás. O volante errou o alvo e a bola passou perto do gol.

PUBLICIDADE

Somente nos acréscimos do primeiro tempo, a Colômbia chegou ao ataque com mais eficiência. Após boa troca de passes, o veterano Cuadrado entrou na área e bateu cruzado, forçando Rome a espalmar para fora.

No minuto seguinte, a Colômbia teve outra chance após fazer uma pressão forte sobre a defesa da Venezuela. Uribe recebeu passe após excelente jogada do atacante Luis Díaz, do Liverpool e chutou colocado, forçando o goleiro adversário a trabalhar novamente.

Segundo tempo

Ao contrário do primeiro tempo, a segunda etapa teve grandes emoções e logo nos minutos iniciais, a Colômbia chegou ao seu gol com Borré, ex-River Plate. O atacante recebeu cruzamento de Jhon Arias e subiu bem, cabeceando forte e sem chances para o goleiro adversário.

Aos 9 minutos, os donos da casa chegaram novamente ao ataque, dessa vez com Luis Díaz. O craque recebeu passe dentro da área e fintou a marcação, batendo e contando com o desvio para atrapalhar o goleiro adversário, que teve que espalmar para fora.

PUBLICIDADE

Minutos depois, novamente Jhon Arias puxou ataque pelo lado direito, levantando na área para Carrascal. O colombiano subiu livre, mas pegou mal e mandou para a linha de fundo.

Com desvantagem no placar, a Venezuela fez algumas mudanças para tentar adotar uma postura mais ofensiva contra a Colômbia.

Porém, em campo, o domínio continuava sendo dos donos da casa, que tiveram oportunidade clara aos 45 do segundo tempo. A jogada começou com James Rodríguez, que encontrou Carrascal. O atleta deixou para Muñoz, que levantou para Durán. O jogador subiu bem, no entanto, cabeceou mal e errou o alvo, acertando por cima da meta adversária.

Better Collective