Home Futebol Sampaoli tem forte rejeição entre jogadores; entenda os motivos

Sampaoli tem forte rejeição entre jogadores; entenda os motivos

Técnico do Flamengo tem enfrentado vários problemas de relacionamento com atletas por conta de atitudes no trato com estes

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

As por várias vezes elogiadas ‘ousadias’ de Jorge Sampaoli dentro de campo não tem se transferido para fora dele. E, nesta temporada, o treinador do Flamengo acabou virando alvo de polêmicas no trato com os atletas e demais profissionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O caso envolvendo o atacante Pedro, que foi agredido pelo ex-preparador físico Pablo Hernández, foi o que mais teve repercussão dentre os problemas vividos pelo treinador com o elenco flamenguista. E que podem refletir um modo de condução do relacionamento com os jogadores adotado pelo argentino em sua carreira.

Um relacionamento que, segundo relato de pessoas próximas do treinador a Rafael Reis (Uol Esporte), é marcado pelo distanciamento de Sampaoli dos atletas. O técnico, segundo tais fontes, não teria interesse em manter um relacionamento mais próximo com os jogadores, preferindo apenas o trato profissional. Sampaoli conversa pouco com o elenco, se resumindo a dar instruções táticas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tal distância mantida pelo treinador é algo que não agrada aos atletas, ainda mais por conta de outro posicionamento adotado por este ao falar com os jogadores. Em várias oportunidades, o argentino deixou claro que está ali para ‘dar ordens’ aos jogadores, que devem segui-las. ser dar maiores explicações destas.

Várias decisões adotadas por Sampaoli no Flamengo e outras equipes foram contestadas pelos atletas principalmente pelo tom ‘unilateral’ quando estas são tomadas. O argentino, de acordo com o jornalista, não explica aos atletas os motivos pelos quais decide por mudanças táticas ou até mesmo punições e advertências. Na visão dos mais próximos do treinador, este não veria necessidade em ‘prestar contas’ sobre sua condução no elenco.

Críticas a Sampaoli

PUBLICIDADE

O problema envolvendo Pedro, que chegou a divulgar nota criticando o tratamento que recebia da comissão técnica, não seria o único de Sampaoli dentro do Flamengo. Outros incidentes teriam acontecido com atletas, mas estes não vieram à imprensa e deixaram algumas impressões não tão boas sobre o treinador.

PUBLICIDADE

E tal visão é compartilhada por outros. Suso Fernández, jogador do Sevilla, deu entrevista a uma rádio da Espanha, e disparou contra o argentino, afirmando que este foi o ‘pior técnico com quem já trabalhou’. Outros também relataram problemas de relacionamento com o comandante flamenguista no passado.

Better Collective