Corinthians e Grêmio empataram em 4 a 4 ontem (18) na Neo Química Arena, em partida atrasada da 15ª rodada do Brasileirão Série A. Num dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro, a polêmica ficou por conta da não-marcação de um pênalti favorável ao Imortal aos 48 minutos do segundo tempo.
No lance, Ferreira tenta o cruzamento e a bola é bloqueada por Yuri Alberto. Ela bate no cotovelo do camisa 9, que está afastado do tronco. Mesmo com as reclamações, Wilton Pereira Sampaio não assinalou o pênalti.
Para o comentarista de arbitragem do portal GZH, Diori Vasconcelos, o erro na decisão foi grave. Na opinião do jornalista, Wilton Pereira Sampaio estava dando “uma aula de apito” até o ocorrido nos acréscimos da etapa final.
“Foi aí que aconteceu o lance que caracteriza o erro mais escandaloso de arbitragem deste Brasileirão“, escreveu Diori Vasconcelos em sua coluna no site.
“Depois de um cruzamento de Ferreira, o atacante Yuri Alberto bloqueou a bola com o braço aberto, levantado e em posição antinatural. O pênalti foi claro e óbvio. Mesmo que a regra de mão na bola seja bastante subjetiva, essa jogada não deixa a mínima margem para interpretação“, avaliou o comentarista de arbitragem.
Torcedores compararam opinião com jogo decisivo entre Internacional x Corinthians
Diante da opinião de Diori Vasconcelos sobre o lance desta segunda-feira (18), os torcedores lembraram de outra partida apitada por Wilton Pereira Sampaio. Internacional e Corinthians duelaram pela última rodada do Brasileirão Série A da edição 2020-21.
Em fevereiro de 2021, o árbitro desmarcou uma penalidade máxima a favor do Internacional, por recomendação do VAR. A alegação foi que a bola bateu no braço de apoio do corintiano Ramiro, dentro da área. O empate sem gols tirou o título brasileiro do time gaúcho, com o Flamengo sendo campeão.
A conta Don Costa na plataforma X (antigo Twitter) resgatou a opinião de Diori Vasconcelos, naquela partida de dois anos atrás. Logo após a partida, em live na transmissão da Rádio Gaúcha, o comentarista justificou o lance polêmico daquele Internacional e Corinthians de 2021.
“Eu não acho nenhum absurdo, nenhum escândalo, o árbitro marcar ou não marcar. Porque dá pra interpretar as duas situações dentro do que o conceito da regra coloca“, disse Diori Vasconcelos na época.
Então, Don Costa protestou diante das opiniões do comentarista de arbitragem de GZH. “Pênalti claro para o Inter em uma final de campeonato nacional: ‘Não acho nenhum absurdo, nenhum escândalo, marcar ou não marcar’. Lance em favor do Grêmio em um jogo aleatório: ‘Poucas vezes eu vi um lance tão escandaloso no futebol’“, reclamou o internauta.

