Com o empate em 4 x 4 contra o Grêmio, na última segunda-feira (18), no Brasileirão, o Corinthians chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória. A última vez que o time alvinegro saiu vitorioso de uma partida foi diante do Estudiantes, no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa Sul-Americana.
Já no Campeonato Brasileiro, a situação do Timão é ainda pior. A última vitória foi contra o Coritiba, há mais de um mês. Desde então, foram quatro empates e uma derrota. Diante desse cenário, o jornalista André Rizek, do SporTV, entendeu que está na hora da equipe alvinegra “abrir o olho” sobre a possibilidade de rebaixamento no Brasileirão.
“Depois de 5 jogos sem vitória no Brasileiro, vêm aí Botafogo (C), SP (F), Flamengo (C) e Fluminense (F). Assombrado pelo rebaixamento, Sul-Americana virou mera distração. Abra o olho, Corinthians. Em 2007, ano do rebaixamento, estava na mesmíssima posição depois de 23 rodadas…”, escreveu Rizek em suas redes sociais.
Em 2007, ano em que foi rebaixado, o Corinthians teve campanha parecida. Como informado por Rizek, o Corinthians também ocupava a 14ª posição na tabela do Brasileirão, mas somava três pontos a mais. Além disso, naquele ano, o Timão tinha quatro pontos de vantagem para o primeiro time na zona de rebaixamento. No atual campeonato são apenas três.
Para o comentarista dos canais Globo, o Corinthians, dado o elenco ‘recheado’ de veteranos, sofre com lesões e parece um time desentrosado dentro de campo.
“O elenco tão mal montado (e desmontado) vai cobrando seu preço na reta final. Time depende demais de um lateral de 38 anos, outro de 34, um meia de 35. Todos sem reservas. Padrão de jogo inexiste, a equipe vive de lampejos e não mostra reação. Cenário de uma tempestade perfeita.”, concluiu Rizek.
Foco na Sul-Americana ou no Brasileirão?
Apesar do risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Corinthians ainda sonha com um título na temporada. O Timão está na semifinal da Copa Sul-Americana e enfrenta o Fortaleza por uma vaga na final.
A dúvida é: focar no título ou na manutenção no Campeonato Brasileiro? Em junho, após a eliminação na Copa Libertadores, Luxemburgo disse que a Sul-Americana não seria o foco da equipe. No entanto, com o avanço do Timão na competição, o treinador voltou atrás.
O técnico do Corinthians, por fim, não se mostrou muito preocupado com as atuações da equipe no Brasileirão. Embora tenha assumido que o time precisa melhorar, segue confiante que tem uma boa distância para o Z4.

