Home Esportes Paralímpicos CPB convoca primeiros atletas para o Parapan de Santiago

CPB convoca primeiros atletas para o Parapan de Santiago

CPB convoca atletas de 10 modalidades que estarão na disputa continental

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Com a proximidade do Parapan de Santiago, entre 3 e 10 de outubro, CPB convoca atletas em dez modalidades. As listas foram divulgadas nesta terça-feira, 26 de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao todo, foram convocados nesta terça-feira 169 atletas com deficiência, sendo 31 de badminton, 14 de ciclismo, 14 de futebol PC (Paralisados Cerebrais), 12 de goalball, 20 de halterofilismo, 12 de rúgbi em cadeira de rodas, 20 de taekwondo, 5 de tiro com arco, 15 de judô e 26 de tênis de mesa.

“O Brasil novamente vai buscar manter a hegemonia no continente, por isso temos muita confiança e orgulho desses atletas que vão representar o nosso país em Santiago. A preparação que realizamos via Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ou via os projetos que executamos em todos os estados do Brasil nos dá a certeza de que percorremos um caminho certo neste ciclo Parapan-americano e vamos chegar fortes”, afirmou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

Neste último, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

Convocações continuam nas próximas semanas

Ainda serão realizadas as convocações de mais sete modalidades nas próximas duas semanas: futebol de cegos, atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, bocha, natação e tiro esportivo.

PUBLICIDADE
Better Collective