Depois de rodadas sofrendo com tropeços e vendo os rivais se aproximarem, foi a vez do Botafogo neste final de semana sorrir ao vencer o Fluminense pelo placar de 2 a 0 e conseguir voltar a vencer no Brasileirão Série A. Um resultado que, além de trazer alívio para o time alvinegro, o fez aumentar suas chance de ser campeão da competição;
Nos números do Espião Estatístico, do GE, o Glorioso foi a 81% de chances de ser campeão brasileiro. Uma subida bastante substancial nas chances, já que antes da rodada, a equipe de General Severiano tinha 62% de possibilidade de levar a taça da Série A para casa, fruto dos quatro jogos sem vencer até o Clássico Vovô.
Em termos de chances, foi uma ‘rodada perfeita’ para os botafoguenses, que viram seus principais rivais pelo título tropeçarem. Em segundo lugar, está o Red Bull Bragantino, com 9,4% chances de ser campeão depois do empate com o Athletico Paranaense. Palmeiras (4,1% de chances) e Grêmio (2,8%) vem em seguida, e ambos perderam (para Santos e Internacional, respectivamente).
Ainda há mais quatro times, estes com chances mínimas de conquistarem o Brasileirão. Estes são Flamengo (1,1%), Fortaleza (0,7%), Fluminense e Athletico (ambos com 0,6%), Não há nenhum que tenha mais de 10% de possibilidade de tirar o título da Série A do Botafogo após esta rodada.
A força do Glorioso se tornou mais uma vez presente ao voltar a ter uma grande vantagem para seus concorrentes. Com a vitória sobre o Flu, o Alvinegro detém nove pontos (55) sobre o Massa Bruta (46) em sua vantagem para o vice-líder. Uma distância que, por conta dos tropeços das últimas rodadas, quase chegou a ser ameaçada com a aproximação dos rivais.
Com mais 12 rodadas a disputar, os botafoguenses já esperam a hora de colocar a mão na calculadora e começar a fazer as contas para saber quando poderão conquistar com antecipação o título brasileiro de 2023 e voltar a comemorar uma conquista de peso que não acontece há anos.

